Prefeitura lança Patrulha Escolar e botão de segurança nas escolas, com acionamento imediato da GMQB

Publicado em: 30/05/2023 17:21 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Visando reforçar a segurança em todas as unidades de ensino, novos mecanismos já estão atendendo escolas municipais, estaduais e particulares

Com o olhar atento à segurança nas instituições de ensino (sejam municipais, estaduais ou particulares), a Prefeitura de Quatro Barras está estabelecendo um conjunto de medidas preventivas para ampliar a segurança dos alunos e trazer mais tranquilidade aos pais.

Nesta segunda-feira (29), o prefeito Loreno Bernardo Tolardo lançou a Patrulha Escolar e um programa integrado de segurança, que converge algumas tecnologias: botão de segurança em todas as instituições de ensino e um moderno aplicativo de acionamento, integrado ao monitoramento 24 horas realizado pela base da Guarda Municipal de Quatro Barras.

Durante visita à base, Tolardo não apenas lançou oficialmente a Patrulha Escolar, que como o próprio nome indica, fará o patrulhamento de todas as instituições de ensino (municipais, estaduais e particulares), como também acompanhou pessoalmente a simulação de um acionamento de emergência em um dos CMEIs da cidade. O simulado envolveu o CMEI Tia Leonor e permitiu acompanhar o passo a passo das equipes frente a uma ocorrência.

Na prática, tudo ocorre de forma bastante dinâmica. Ao acionar o botão nas escolas ou CMEIs, um sinal sonoro é imediatamente emitido na base da GMQB, no setor de monitoramento. Lá os agentes identificam as câmeras, monitoram a movimentação e acionam a viatura mais próxima do local. A transmissão em rádio permite, inclusive, fornecer informações sobre localização e condutas de suspeitos às equipes que se dirigem para o atendimento da ocorrência.

PATRULHA ESCOLAR – A atuação do patrulhamento também será abrangente, conforme explicou o secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta. A viatura percorrerá escolas e CMEIS diariamente, por todo o período que contempla as aulas, durante a manhã e a tarde. Os agentes responsáveis por este trabalho farão paradas nas escolas, conversarão com as equipes das instituições e farão um acompanhamento efetivo das unidades escolares.

Tolardo disse que esta junção de medidas é uma inovação no município e que se faz necessária nos dias de hoje. “Frente aos acontecimentos e acreditando sempre que a prevenção é o melhor caminho, estabelecemos este conjunto de medidas para oferecer mais segurança aos alunos, bem como para tranquilizar os pais, que anseiam muito por isto”, destacou o prefeito.

LANÇAMENTO - O vice-prefeito Jarbas Mocelin; o secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta; o comandante da GMQB, Michel Jess; e o subcomandante da corporação, Luciano Bernardi, participaram do lançamento dos programas; além de agentes da corporação.

Laertes informou que a Patrulha Escolar estará dedicada exclusivamente às escolas e CMEIs no período das aulas, e que reforçará o patrulhamento de rotina na cidade aos fins de semana. “Nossa principal meta é fazer valer o lema da corporação, que é servir e proteger. Por isso, um programa especialmente planejado para ampliar a segurança nas escolas. Estamos com equipes dedicadas para isto”, afirmou o secretário.