Em Quatro Barras, 4º Paranauê recebe o lutador Cezar Mutante

Publicado em: 09/08/2017 18:25

A musicalidade, a destreza e as raízes culturais da capoeira puderam ser ouvidas e sentidas em Quatro Barras neste fim de semana. O 4º Paranauê - evento realizado pelo Grupo de Capoeira Raízes, em parceria com a Prefeitura - promoveu um encontro internacional da modalidade, reunindo grandes nomes das artes marciais, entre eles o lutador brasileiro de MMA, Cezar Mutante, um admirador e praticante da capoeira.

Na noite de sexta-feira (4) e no sábado (5), alunos do projeto de capoeira do Grupo Raízes de cidades como Quatro Barras, Colombo, Cerro Azul, Bocaiúva do Sul e Tunas do Paraná interagiram com os mestres, participaram da troca de cordas e de um curso ministrado por Mutante e por símbolos da modalidade como Mestre Carvoeiro, Mestre Mão Branca (BH), Mestre Índia (Uberaba), Mestre Rui (Alemanha), Mestre Denílson (Mato Grosso), Mestre Terra (SP) e o Mestre Renato Rachid (Austrália).

Neste encontro de capoeiristas, lugares e trajetórias, Cezar Mutante falou do seu começo nas artes marciais e das primeiras aulas com Mestre Carvoeiro, fundador do Grupo Raízes.

"É emocionante estar aqui hoje porque é um trabalho social do qual também fiz parte quando era criança. Mestre Carvoeiro começou esse trabalho lá em Ibitinga, em São Paulo. Na época eu era de família pobre e ele me incentivou muito. Hoje posso dizer que o esporte, a capoeira, o projeto do Mestre Carvoeiro me fez ser o cidadão que sou. Por isso fico contente de estar aqui, de poder compartilhar minha história com as crianças e mostrar que elas podem ganhar o mundo", disse Mutante.

O Grupo Raízes nasceu há 25 anos e há 10 desenvolve o projeto de capoeira em parceria com a Prefeitura de Quatro Barras. Mestre Carvoeiro conta que a primeira edição do Paranauê teve âmbito regional, a segunda estadual, a terceira nacional e a quarta tem abrangência internacional - uma escala que mostra a evolução do grupo e do próprio esporte.

"É uma alegria muito grande receber todos aqui. Hoje desenvolvemos o projeto em 14 municípios, atendendo várias comunidades", contou. Uma das novidades já confirmadas, segundo ele, é o projeto de intercâmbio entre alunos do Brasil e Estados Unidos - mais uma oportunidade para os jovens que sonham seguir carreira no esporte.

Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Quatro Barras, Adriano de Lara, hoje cerca de 70 crianças e jovens do município são atendidos nas aulas de capoeira. "Em um evento como este vemos a integração que o esporte traz e como este incentivo reflete positivamente na comunidade", disse.

Bate papo com o prefeito

Ainda na sexta-feira (4), Cezar Mutante, mestre Rachid e o empresário Hércules Ribeiro, estiveram reunidos com o prefeito Angelo Andreatta (Lara), em um bate-papo sobre a carreira do lutador e o poder de transformação do esporte.

"O esporte tem realmente esta energia, esse eixo, de transformar as pessoas através da disciplina, do respeito, da confiança. Ele transforma para melhor. Por isso, só temos a agradecer a presença dos mestres e do Mutante, que são um incentivo para nossas crianças e jovens", afirmou Lara.