Prefeitura promove novo mutirão de ultrassonografia

Publicado em: 13/03/2023 16:36

Começa nesta terça-feira (14) mais uma etapa do mutirão de ultrassonografia promovido pela Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já são mais de 2 mil atendimentos previstos para exames de imagem especializados, como: ecografia transvaginal, abdômen, articulações, vias urinárias, de mama, tireoide, próstata, entre outros.

A iniciativa ocorre na sede da Secretaria de Saúde, ao lado da sala do SAMU, anexo ao prédio da prefeitura, com acesso pela avenida Dom Pedro II e rua Nilo Fávaro. O local foi escolhido por apresentar espaço favorável e melhores condições logísticas para receber os pacientes para tal finalidade.

Mutirões como este visam aliviar a forte demanda existente sobre diversas especialidades em todo o município de Quatro Barras.

Os equipamentos utilizados para o diagnóstico estão entre os mais modernos existentes, o que permite aos pacientes precisão nos resultados e agilidade nos tratamentos.

Segundo o secretário de Saúde, o médico Caio Luiz Sbrissia Tolardo, um dos diferenciais está na agilidade e na qualidade do atendimento. “Os pacientes já saem com o resultado dos seus exames em mãos e a partir daí já podem dar continuidade ao seu tratamento com os médicos de acordo com as especialidades que necessitam”, pontua. Ainda conforme o secretário todos que possuem exames pendentes de ultrassonografia devem aproveitar esta oportunidade. “Os exames de imagem muitas vezes são a base do início de um diagnóstico preciso”, explica.

O prefeito Loreno Tolardo lembra que a ação é resultante de uma parceria entre a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp). “Sabemos das necessidades da população e por isso novamente estamos reunindo condições de oferecer este serviço de qualidade para os pacientes”, comenta o chefe do Poder Executivo.

A iniciativa ocorre todas as terças-feiras, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde alerta os pacientes que confirmarem a realização dos exames agendados para que não faltem no dia e horário marcados. No ano passado, mais de 300 pacientes se ausentaram e não forneceram qualquer justificativa ou aviso prévio de sua indisponibilidade, somando para que a demanda que já era reprimida demorasse ainda mais para ser atendida.

SERVIÇO – Informações sobre o mutirão de ultrassonografia podem ser obtidas junto ao Departamento de Agendamento da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone: (41) 3671-8800 – ramais 7835 / 7836.