No Dia Internacional da Mulher, Quatro Barras promove ações simultâneas para o público feminino

Publicado em: 09/03/2023 16:06 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Evento motivacional e de estímulo ao protagonismo e o lançamento de campanha contra a violência doméstica foram realizados nesta quarta-feira (8)

Quatro Barras realizou nesta quarta-feira (08) ações simultâneas alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Já pela manhã foi lançada a Campanha “Direito e Respeito”, uma ação de iniciativa da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Segurança, através da Guarda Municipal de Quatro Barras.

A campanha, que chama a atenção para a conscientização da população e a necessidade de combater sistematicamente a violência doméstica, envolveu e mobilizou representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário - engajados na busca pela garantia de direitos às mulheres.

Segundo informações da Guarda Municipal, o segundo maior índice de atendimentos pela corporação em 2022 foram ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, o que evidencia a importância de ações coletivas e integradas.

O lançamento da campanha mobilizou, já pela manhã a primeira-dama de Quatro Barras, Ederci do Pilar Sbrissia Tolardo; o prefeito Loreno Bernardo Tolardo e a filha e empresária Thamires Tolardo; a procuradora da Mulher, vereadora Lucinéia Alves; o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Cezar Creplive; servidores da Prefeitura, da Câmara Municipal e também do Poder Judiciário, além de contar com a participação ativa de agentes femininas da corporação.

“Esta é uma campanha importante, de conscientização, que faz os olhos se voltarem a este tema que precisa ser combatido em todas as esferas, com várias políticas públicas”, disse Tolardo, que esteve acompanhado pelo secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta, e pelo comandante da GMQB, Michel Jess.

A primeira-dama também destacou a importância de combater a violência, garantindo a consolidação de direitos ao público feminino. Com camisetas personalizadas e entrega de lembranças alusivas à data, a campanha teve e terá ações contínuas de conscientização.

PROTAGONISMO – No período da tarde, um evento organizado através da parceria entre a Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos – pasta recém criada para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres -; a Procuradoria da Mulher, sediada no Poder Legislativo; e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher reuniu centenas de pessoas no plenário da Câmara Municipal.

Com um público diverso e abrangente, o evento contou com a palestra motivacional “Mulher no salto, Mulher no palco”, conduzida pela consultora Andreia Berté; uma declamação de poesia do escritor Josias Alcântara; uma canção interpretada por Elaine Lima; e uma dinâmica realizada pela instrutora de Yoga, Claudia Nunes.

Autoridades dos três poderes estiveram presentes neste encontro, entre elas o prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo; a primeira-dama Ederci Sbrissia Tolardo; a juíza da Comarca de Quatro Barras, Dra Rita Borges de Area Leão Monteiro; a juíza da Comarca de Campina Grande do Sul, Camila de Britto Formolo; a idealizadora e Procuradora da Mulher, vereadora Lucinéia Alves; a secretária especial da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Patrícia Bonfim. Representantes de conselhos municipais, entidades e lideranças locais também estiveram presentes, entre elas dona Inez Tolardo, aos 84 anos; a representante da deputada estadual Cristina Silvestri, Gabriela Siqueira; e o representante da deputada Mara Lima, Fernando Hidalgo.

“Hoje é dia de enaltecer a luta e a perseverança das mulheres, como mães, esposas, profissionais, empreendedoras, engajadas na sociedade. Neste ano, Quatro Barras avança um importante passo neste sentido, com a criação da Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos, criada justamente com a proposta de ampliar e fomentar as políticas públicas para mulheres”, destacou o prefeito Tolardo.

A juíza da Comarca de Quatro Barras, Dra Rita Borges de Area Leão Monteiro, também citou as lutas e desafios vivenciados pelas mulheres, ao mencionar a música de Milton Nascimento “Maria, Maria”. “Cito esta música hoje porque ela foi composta para retratar a história de uma mulher real, uma mãe guerreira, que simboliza as lutas, a força, a garra e os sonhos, assim como cada mulher, que vivencia diariamente seus desafios e que mantém vivos os seus sonhos”, destacou a juíza.

PREFEITURA – Também alusiva ao Dia da Mulher, uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento entregou, na manhã desta quarta-feira (8) lembranças – pequenas mudas de plantas suculentas – para as servidoras públicas do município, lembrando o papel que cada mulher exerce e sua importância.