Lauro Pastre Júnior recebe o Título de Cidadão Honorário de Quatro Barras

Publicado em: 16/12/2022 17:53 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Honraria foi entregue na noite desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal

O empresário e diretor-presidente da Pastre - fabricante de implementos rodoviários - Lauro Pastre Júnior recebeu na noite desta quinta-feira (15) o Título de Cidadão Honorário de Quatro Barras - a mais alta honraria concedida pelo município, por intermédio da Câmara Municipal.

A solenidade de entrega reuniu familiares, empresários e autoridades locais que estiveram presentes para acompanhar a homenagem ao Sr. Lauro, que há 28 anos dedica sua vida e profissão à Pastre, coordenando o trabalho – e também oferecendo oportunidades – a 300 colaboradores que atualmente compõem o quadro da empresa, instalada no município há 36 anos.

O proponente da indicação - aprovada por unanimidade dos vereadores -, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo José Lago (Dudu), destacou a importância da empresa para o crescimento do município e também a conduta de caráter e honestidade do Sr. Lauro.

“Hoje é um momento muito especial para mim. É a última sessão da qual participo como presidente desta Casa de Leis e é também um momento único de homenagear o Sr. Lauro, com quem tive o privilégio de trabalhar. Uma pessoa de caráter ímpar, de honestidade, de respeito, seja no tratamento com seus colaboradores, seja na forma ética de agir e de conduzir esta importante empresa.  A família Pastre teve e tem, sem dúvida, um papel decisivo para o desenvolvimento de Quatro Barras”, ressaltou Dudu, que fez a entrega oficial da placa.

HISTÓRIA – Após receber a honraria, Lauro Pastre Júnior, falou da sua gratidão pelo título e também relatou momentos históricos desde a fundação da empresa, em 1986, ainda na época de seu pai. Nesta ocasião ele tinha 23 anos. “Quatro Barras não tinha sistema de telefonia naquela época. Acompanhamos vários momentos importantes da cidade como a vinda da Unidade Sesi/Senai, a implantação do Corpo de Bombeiros, entre tantos outros. Desde aquela época, Quatro Barras nos acolheu de uma forma muito generosa”, contou ele.

Lauro também lembrou de alguns nomes importantes para a implantação da empresa, na época, a exemplo do então vereador Cirus Itiberê, do então prefeito Edison Wilmar Repinoski; do então presidente da Câmara, Rafael Ribeiro; entre outras autoridades que tiveram papel decisivo naquele período, como o então vereador Olair Ribeiro Lago (Laio) e o então delegado Cariovaldo Ferreira Neto.

“Hoje é um dia de muita alegria. De reviver esta história. Agradeço pela homenagem a mim prestada, com um orgulho imenso de fazer parte da Joia Rara do Paraná”, destacou Lauro.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin participou da solenidade, representando o prefeito Loreno Tolardo, e fez questão de parabenizar o homenageado, enfatizando a importância da família Pastre para o município. “É, sem dúvida, uma história de sucesso, de desafios, de vitórias. O Sr. Lauro é certamente merecedor do nosso mais alto respeito, pela grande contribuição ao desenvolvimento de Quatro Barras. Hoje é cidadão da nossa terra”, disse Jarbas.

A cerimônia contou ainda com a presença da esposa de Lauro, Elaine de Souza Pastre, e dos filhos; da irmã Lausane Pastre e familiares; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, Jair Minatti; do empresário Alencar Bossardi, entre outros empresários; dos secretários municipais Frederico Bernardi, Viviane Sautner Bernardi, João Luiz da Silveira e Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho); e dos vereadores Antonio Cezar Creplive, Gilson Rodrigues, Kayo Augustus e Edson dos Santos Paula.