Servidores da limpeza pública e do Meio Ambiente participam do Curso de Cidades Sustentáveis

Publicado em: 16/12/2022 17:01 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Entrega de certificados, pela Universidade Positivo – Polo Quatro Barras e Campina Grande do Sul, ocorreu na noite desta quinta-feira (15)

Servidores das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente, que atuam nos programas municipais de limpeza pública receberam na noite desta quinta-feira (15) os certificados de conclusão do Curso de Cidades Sustentáveis, realizado nos meses de outubro e novembro por meio da parceria entre a Prefeitura de Quatro Barras e a Universidade Positivo - Polo Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

Ao longo dos dois meses, eles tiveram aulas teóricas e práticas sobre temas pertinentes às suas atividades, com foco na Educação Ambiental e na Sustentabilidade. Os conteúdos abordados incluíram temas como legislação ambiental, lixões, coleta seletiva, saneamento básico, e inovação e tecnologia. Foram, ao todo, 20 horas-aula e 15 servidores participantes, que puderam agregar novos conhecimentos às suas funções.

A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença do prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo; do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Jarbas Mocelin; do mantenedor da Universidade Positivo - Polo Quatro Barras e Campina Grande do Sul, Naziel de Oliveira; da diretora comercial, Ana Siqueira; e de servidores municipais.

“Hoje estes servidores são protagonistas ambientais. Através do curso, puderam aprender novos conhecimentos na área, podendo contribuir, no seu dia a dia, para uma cidade ainda mais sustentável. Este é objetivo da parceria que firmamos com a Prefeitura: somar forças por meio da Educação”, disse Naziel.

O prefeito Tolardo e o vice Jarbas Mocelin realizaram a entrega dos certificados e destacaram a importância do aprendizado para a melhoria contínua das políticas públicas. “Sempre é tempo de aprender. Esta é uma constatação que chegamos a todo o momento em nossas vidas. É através do conhecimento que a gente avança e que a cidade progride. Parabéns aos nossos servidores que abraçaram essa ideia, agregando novos conhecimentos para si e para sua profissão, que reflete em toda a cidade e na qualidade de vida de toda a população”, destacou Tolardo.

O evento também contou com a presença do secretário municipal João Luiz da Silveira; da diretora geral da Secretaria de Meio Ambiente, Thayoná Souza de Oliveira, que representou o secretário da pasta, Cariovaldo Ferreira Neto; e o secretário de Indústria e Comércio de Campina Grande do Sul, Venicio dos Santos Ferreira.

PROJETO DE JIU-JITSU – A cerimônia nesta quinta-feira foi precedida por outro momento importante, desta vez para a área esportiva. O prefeito Loreno Tolardo e o presidente do CONSEG-QB, Ernani Rodrigues, assinaram o Termo de Cooperação entre Prefeitura e CONSEG para ações de apoio ao projeto de Jiu-Jitsu realizado no bairro Colônia Maria José.

Parte dos alunos que compõem este projeto social e esportivo, denominado Projeto Tim Carvalho, fizeram demonstrações do esporte ao público, durante a cerimônia. Segundo o professor da modalidade, Jean Paulo Gonçalves Ferreira, hoje o projeto contempla alunos dos 5 aos 14 anos, que praticam o jiu-jitsu todas as terças e quintas-feiras.

O prefeito Tolardo falou da satisfação de ver os resultados deste projeto, que busca a formação cidadã e esportiva de crianças e jovens. “O Esporte e a Educação juntos são o caminho para o futuro. Fico especialmente feliz de acompanhar hoje os frutos deste trabalho. Contem sempre conosco”, disse o prefeito.