• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras é premiada na 10ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná

 

Publicado em: 23/11/2022 15:06 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Projeto para contratação de parceria público privada para avanços estratégicos nas áreas de iluminação, telecomunicações e energia coloca o município como um dos destaques do evento

O prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo, recebeu na noite desta terça-feira (22) o Certificado de Premiação da 10ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR), promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

Quatro Barras foi premiada pelo projeto de contratação da parceria público privada (PPP) que visa consolidar avanços estratégicos nas áreas de iluminação, telecomunicações e energia, usando a tecnologia a favor da prestação de serviços públicos de qualidade ao cidadão.

De forma pioneira, a Prefeitura de Quatro Barras agrega três setores distintos nesta PPP, a fim de garantir economicidade e sustentabilidade ao projeto, que terá duração de 25 anos.

O projeto foi um dos premiados da noite, durante a solenidade promovida na Assembleia Legislativa do Estado. Já consolidado como uma das premiações mais importantes do Brasil, o Prêmio Gestor Público do Paraná teve, neste ano, o tema “Energia Sustentável: garantia do amanhã”. Foram ao todo 195 iniciativas homologadas, oriundas de 75 municípios, e 42 contempladas, reconhecendo projetos viabilizados em 31 cidades paranaenses.

“Essa premiação vem ao encontro com o que pensamos da sociedade. Queremos valorizar aqueles gestores que façam valer a condição de administrar bem o seu município, pois os recursos são poucos e é preciso saber aplicar bem para que a população seja beneficiada”, disse o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, Osmar de Araújo Gomes.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, destacou a importância da valorização de projetos idealizados pelos municípios. “Anualmente temos esta parceria e promovemos a escolha dos melhores projetos feitos pelos prefeitos do Paraná. É uma iniciativa louvável que procura dar democraticamente uma valorização aos servidores que se empenham neste trabalho, sempre alicerçado pelos senhores prefeitos que orientam e encaminham estes projetos. A Assembleia tem orgulho em participar deste momento”, afirmou o presidente.

PROJETO PREMIADO - Ao receber o Certificado de Premiação, o prefeito Tolardo falou da satisfação de receber este reconhecimento pelo projeto inovador que Quatro Barras começa a viabilizar em áreas determinantes na prestação de serviços à população.

“Estamos dando um passo pioneiro no Estado e acredito que servirá de modelo para aprimorarmos outros setores. Hoje Quatro Barras aplica o conceito de cidade inteligente, buscando aliar o desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente, o uso da tecnologia a favor dos serviços públicos e a constante melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou ele. “Fico muito feliz de termos este reconhecimento, que nos incentiva a buscar outros projetos inovadores”, finalizou o prefeito, ao agradecer a ALEP, a Sindafep e o TCE-PR pela iniciativa; e a todos os servidores que contribuem para o projeto.

INOVAÇÃO – Entre as propostas da PPP está a melhoria da qualidade, uniformidade e eficiência do serviço de Iluminação Pública, com redução do consumo anual de energia elétrica para alimentação desses ativos em no mínimo 50%.

Outra proposta é suprir a demanda de internet das edificações públicas através de links dedicados, melhorando a qualidade do serviço prestado aos munícipes nesses locais; integrar 76 locais de videomonitoramento por câmeras inteligentes ao Centro de Controle e Operação, e possibilitar a instalação de pontos de acesso a WI-FI público gratuito, promovendo a inclusão digital da população.

Por fim, e de forma inovadora, prevê a implantação de Usina Fotovoltaica de geração distribuída para compensação de créditos de energia das unidades consumidoras da Prefeitura, ampliando a produção de energia limpa.

A PPP, inclusive, já rendeu a Quatro Barras o Selo da Plataforma Connected Smart Cities 2022, uma ferramenta que reconhece boas práticas em cidades inteligentes, concedido em parceria com a Spin - Soluções Públicas Inteligentes e a Urban Systems. O projeto está em fase de licitação, para implantação em 2023.

PRESENÇAS – Na solenidade desta terça-feira, o prefeito esteve acompanhado pelo vice-prefeito Jarbas Mocelin; pelos secretários municipais de Governo, Frederico Bernardi; de Administração, Viviane Sautner Bernardi; de Assuntos Estratégicos, João Luiz da Silveira; de TI e Comunicação, Fernando Cunha; pelo procurador geral, Dr. Alexandre Zolet; pela coordenadora de Governo, Ana Claudia Valenga; pela procuradora Dra. Renata Kroska, participante na elaboração do projeto; e pelo servidor de carreira Gilson Sydor, especialista em tecnologias sustentáveis, que participou do projeto e o inscreveu no prêmio.