Profissionais da Educação reformulam regimento e projeto político-pedagógico das escolas

Publicado em: 26/07/2017 10:37

Dois grandes grupos educacionais, compostos por professores, diretores, supervisores, atendentes infantis, zeladores, merendeiras e inspetores da rede municipal de ensino de Quatro Barras, estiveram reunidos nesta terça-feira (25) para discutir dois documentos fundamentais para todas as unidades escolares: o regimento e o projeto político-pedagógico das escolas.

O regimento prevê toda a organização interna, como direitos e deveres de funcionários, pais e alunos, bem como a normatização da estrutura escolar. Já o projeto político-pedagógico reúne propostas de ação, projetos educacionais e todas as ações necessárias para a construção do processo de ensino e aprendizagem, garantindo a autonomia das escolas dentro do seu contexto social e local.

Os dois encontros realizados nesta terça-feira, que mobilizaram quase 400 profissionais do quadro da Educação e representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Regional de Educação, são um ponta pé para a reformulação dos documentos. Após estudar a realidade de cada unidade escolar, os profissionais agora continuarão o levantamento de informações e a atualização do regimento e do projeto nas próprias escolas, de forma coletiva e participativa.

A secretária da pasta, Adriana de Araújo Túlio, disse que o momento é importante para planejar a Educação. "É uma etapa imprescindível, de troca de experiências e conhecimento. Um momento de reunir todos os profissionais e estabelecer um planejamento integrado e coletivo, pensando sempre na qualidade do ensino e no atendimento dos nossos mais de 3 mil alunos", afirmou.