No Dia Nacional da Guarda Municipal, corporação de Quatro Barras é homenageada

Publicado em: 11/10/2022 17:31 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Atuando há 7 anos em prol da ordem pública e da defesa da população, GMQB vem trilhando caminho de avanços desde sua criação em 2015

Instituída em 2015, a Guarda Municipal de Quatro Barras vem há 7 anos atuando sistematicamente em ações preventivas e ostensivas no combate à criminalidade e defesa dos cidadãos de bem. Ao longo deste período, a corporação cresceu, tornou-se mais estruturada, qualificada e com maior abrangência de atuação, o que também trouxe reflexos importantes no atendimento à população.

Para homenagear a atuação dos agentes e da corporação, a Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, promoveu na noite desta segunda-feira (10) – quando se comemorou o Dia Nacional da Guarda Municipal – uma solenidade em alusão à data.

O evento reuniu autoridades como o prefeito Loreno Tolardo; o presidente da Câmara, vereador Eduardo José Lago (Dudu); o vice-presidente, Antonio Cezar Creplive (Toto); os vereadores Lucineia Alves, Anderson Mendonça, André Barcia, Kayo Augustus, Gilson Cordeiro, Edson dos Santos Paula e Sandro Eleno Andreatta; o secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta; o comandante da GMQB, Michel Jess; e o corregedor Williams Camargo.

Em seu pronunciamento, Tolardo destacou a importância da corporação, criada em sua segunda gestão como prefeito.

“Nos traz grande satisfação ver que a implantação da Guarda Municipal, que conduzimos há 7 anos atrás, deu certo e hoje cumpre um papel determinante na área da segurança pública. Ao longo dos anos, a corporação avançou, recebeu investimentos, qualificação, estrutura, enfim, todo um conjunto de fatores que possibilitou um avanço sólido e produtivo. Hoje, a GMQB está mais fortalecida, estruturada e é uma instituição respeitada, além de ser uma das melhores corporações da Região Metropolitana de Curitiba”, destacou Tolardo.

O prefeito também anunciou a concessão de promoções e atos de bravura aos agentes, e disse que a meta é continuar avançando. “Queremos avançar continuamente. Agradeço a todos que compõem a corporação, desde o administrativo ao operacional, e desejo que este trabalho continue, com vocação e amor, sempre focado no objetivo maior de cuidar da nossa população”, concluiu o prefeito.

O secretário da pasta, Laertes Andreatta, parabenizou os agentes, citou a criação da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal (cujo enfoque está numa atuação específica de enfrentamento ao crime) e anunciou, em breve, a criação da Patrulha Maria da Penha.

“Hoje, pelas nossas estatísticas, a violência doméstica é a segunda maior causa de acionamentos da GMQB. Por isso, a criação da patrulha será um mecanismo importante de atendimento”, disse o secretário.

Parcerias
A solenidade também contou com a presença de parceiros da GMQB, entre eles os representantes da Ares Base de Treinamento (estande de tiro), Robson Cardoso e Rafael Sendeski; os policiais civis do Comitê Brasileiro de APH em Combate, Edson Moreira da Silva Junior e Gilson André Costa; e os representantes do Russo Armas, Arames Lopes, Gisa Ferreira e Lucas Delcorso.

Todos atuaram, e atuam, de forma a contribuir com a qualificação permanente dos agentes da GMQB, disponibilizando espaços de treinamento ou através de parcerias para promoção de cursos. No decorrer da cerimônia, cada representante recebeu uma Moção de Aplausos, entregue pelo Poder Legislativo.

Certificados
O evento foi concluído com a entrega de certificados de conclusão do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, ministrado pelo Comitê Brasileiro de APH em Combate. Cada guarda municipal recebeu oficialmente seu certificado de participação, durante a sessão solene. Por fim, o público presente realizou uma moção de aplausos à GMQB, que há 7 anos vem atuando e trabalhando, com base em seu lema de “Servir e Proteger”.