Formação continuada: GMQB faz qualificação de Atendimento Pré-Hospitalar Tático

Publicado em: 26/09/2022 18:01 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Instrução permite aos agentes prestar atendimento para feridos em situações de conflito

Agentes da Guarda Municipal de Quatro Barras participaram do Curso de APH Tático (Atendimento Pré-Hospitalar Tático), mais uma qualificação importante para a atuação da corporação.

O treinamento é direcionado especificamente para as forças de segurança, em situações de conflito, e torna os agentes aptos a prestar atendimento inicial para guardas municipais feridos em combate (por arma branca ou de fogo), feridos em viaturas, além de vítimas civis, que também poderão ser amparadas pelos agentes.

“O curso capacita os agentes para a eventual necessidade de prestar socorro a uma pessoa ferida, que pode ser um companheiro de farda ou um cidadão em risco de vida. São medidas simples, mas muitas vezes decisivas para salvar vidas”, disse o comandante da GMQB, Michel Jess.

Ferimentos de arma branca também são usuais, segundo estatísticas da corporação, principalmente em casos de violência doméstica. O curso de APH também será importante neste sentido, porque norteia o agente como agir nestas situações e como prestar atendimento.

O secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta, disse que o processo de formação da GMQB é contínuo e que o curso de APH será mais uma ferramenta importante na atuação dos agentes. “A cada ano, novas instruções e qualificações não apenas atualizam os guardas municipais para as operações, como também trazem novos conhecimentos à grade curricular. É um processo contínuo de aperfeiçoamento”, disse o secretário, ao mencionar que, em outubro, os agentes farão também a atualização do Curso de Armamento e Tiro.

O prefeito Loreno Tolardo reforçou a importância da GMQB no atendimento à população e disse que o processo de melhorias será sempre um dos focos da Prefeitura. "Nossa meta é tornar a corporação cada vez mais forte e preparada para prestar o melhor atendimento à nossa população, cumprindo o lema de 'Servir e Proteger', que é a grande missão da GMQB", enfatizou.

Realização
O Curso de APH foi ministrado pelo Grupo Araucária, formado por médicos socorristas do SAMU; policiais federais, civis e militares; e pelo Corpo de Bombeiros Militar.