Suspeita de varíola dos macacos em Quatro Barras é descartada

Publicado em: 22/09/2022 14:59 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Mesmo sem registro de casos no município, Secretaria de Saúde orienta população a adotar medidas simples, mas preventivas

O primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Quatro Barras foi descartado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde. Após exames laboratoriais e acompanhamento das equipes, verificou-se que o paciente não estava infectado pelo vírus causador da doença.

Ainda assim, a secretaria monitora continuamente qualquer possibilidade de incidência da varíola dos macacos em território municipal. Uma das preocupações das equipes de Saúde é que cidades limite a Quatro Barras ou próximas ao município já investigam casos ou têm casos confirmados da doença, a exemplo de Curitiba.

Como se proteger
Mesmo sem casos confirmados no município, os departamentos de Vigilância Sanitária e Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde recomendam medidas simples, mas preventivas contra o vírus, como o uso de máscaras, evitar lugares fechados, não ter múltiplas parcerias sexuais; evitar contato físico por meio de relações sexuais, beijos e abraços com pessoas que tenham lesões na pele; e higienizar frequentemente as mãos.

Transmissão
A transmissão da varíola dos macacos entre humanos acontece principalmente por meio do contato direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
Na primeira fase, os sintomas causados pela doença são semelhantes aos sinais de uma gripe, com quadro de febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e fadiga, que podem durar, em média, três dias. Já na segunda fase aparecem as lesões na pele.

Não existe, até o momento, um tratamento específico para a doença, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O maior risco de agravamento, de acordo com os órgãos de Saúde, pode se manifestar em pessoas imunossuprimidas com HIV, leucemia, linfoma, metástase, transplantados ou pessoas com doenças autoimunes, além de gestantes, mulheres em fase de amamentação e crianças com menos de oito anos de idade.

Dúvidas ou mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8870.