A um passo do mercado de trabalho: Curso de Automação Industrial forma 26 profissionais na Carreta do Conhecimento

Publicado em: 19/09/2022 17:21 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Parceria entre Prefeitura de Quatro Barras e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho oferece 80 horas-aula de qualificação, oportunizando acesso ao emprego e à geração de renda

Vinte e seis quatro-barrenses concluíram na última sexta-feira (16) o Curso de Automação Industrial promovido gratuitamente por meio da parceria entre a Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico (Agência do Trabalhador), e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), do Governo do Estado.

Foram, ao todo, 80 horas-aulas de curso, no período entre 17 de agosto a 14 de setembro, nos turnos da tarde e da noite - todas ministradas na unidade móvel do Programa Carreta do Conhecimento, que esteve sediada na Praça Raulino Alves Cordeiro, no Centro da cidade.

Abrindo oportunidades
Durante a formatura dos alunos, realizada na última sexta-feira, na Agência do Trabalhador, o secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Frederico Bernardi, agradeceu a parceria estabelecida e citou os avanços que o programa traz para a geração de emprego e renda. “É com muita satisfação que estamos aqui para encerrar o Curso de Automação Industrial. Hoje é momento de agradecer a todos os parceiros e dizer o quanto esta iniciativa será importante para a cidade, para os alunos, no sentido de abrir portas, melhorar a renda, enfim, de permitir que conquistem seu espaço no mercado de trabalho”, disse Frederico.

O chefe-adjunto da SEJUF, Milton Kubicke Rech, parabenizou o município e falou da intenção conjunta de promover a qualificação profissional, gerando mais oportunidades para a população. “Parabéns a Quatro Barras que está investindo na questão da qualificação. É isso que nós buscamos e nesta turma já temos um exemplo, um aluno que está saindo do curso empregado. Sem dúvida alguma, a melhor assistência social é o emprego”, destacou o chefe-adjunto.

O gerente da Agência do Trabalhador, Marcel Guimarães, que intermediou a seleção e coleta de documentos dos candidatos, desejou êxito aos profissionais nesta nova etapa. “Só temos a agradecer ao prefeito Tolardo, por acreditar na importância da qualificação profissional; à SEJUF pela parceria construtiva; ao nosso secretário; ao Senai; enfim, a todos que estiveram engajados em mais este processo de capacitação”, afirmou Marcel.

O professor do SENAI, André Raimundo, que ministrou o curso em Quatro Barras, disse que a região tem alta demanda de empregos no setor, gerada pelas indústrias instaladas no município que atendem grandes montadoras. “Todo este setor produtivo também será beneficiado com a qualificação, porque permite a contratação de mão-de-obra local”, enfatizou ele.

Benefícios na prática
O conhecimento abre realmente oportunidades. Um dos alunos do curso, o profissional Éder de Lara Zattoni, já saiu do curso empregado. “Eu tinha 18 anos de carteira, fiz o curso e já estou há quatro dias na empresa”, comemorou Éder.

Expectativas positivas também cercam a profissional Maria Cristina de Assis. Ela foi uma das mulheres que concluíram o curso, provando que há oportunidades para o público feminino neste ou em qualquer segmento. “Gosto muito de elétrica. Todo o conhecimento que adquiri será uma boa base para meu currículo. Neste mercado de trabalho, também há lugar para as mulheres. Fico muito grata pela oportunidade, para nós moradores, isso é muito importante”, destacou Maria Cristina.

Ela e todos os demais alunos receberam Certificados de Conclusão do Curso de Automação Industrial, expedidos pelo SENAI-PR.