Plantando uma semente: escola estimula bons hábitos nas crianças com foco na sustentabilidade

Publicado em: 08/09/2022 14:53 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Conscientes da importância de sua atuação, crianças levam conhecimentos muito além dos muros da escola

A sustentabilidade pode ser aplicada em várias ações do cotidiano. Atitudes que parecem tão simples, no entanto, podem fazer muita diferença. Foi com base neste pensamento, que a Escola Municipal Ernesto Milani, na Colônia Maria José, desenvolveu um projeto para todas as turmas com o tema ‘Solidariedade e Sustentabilidade juntas despertando uma geração para a consciência ambiental’. Foram, ao todo, mais de 150 alunos envolvidos, do Infantil 4 ao 5º ano.

A proposta surgiu através de uma ideia conjunta do diretor e da equipe pedagógica da escola, amplamente acolhida pelas professoras e por toda a equipe, que lançaram simultaneamente nas turmas projetos com diferentes temas, mas todos focados em ações sustentáveis, voltadas à conservação do meio ambiente e ao papel responsável de cada cidadão.

Temas como a reciclagem do óleo de cozinha, aproveitamento de materiais recicláveis, economia de energia e de água, a priorização de produtos biodegradáveis e a separação correta do lixo foram alguns assuntos que embasaram, inclusive, atividades práticas. Além de estudar, em sala, os impactos positivos destas ações cotidianas, as crianças foram à campo, produzindo um pequeno pomar e uma horta, confeccionaram sacolas ecológicas, produziram sabão e ainda acompanharam a instalação de uma cisterna, para coletar e aproveitar a água da chuva, inclusive para irrigação.

“Inscrevemos o projeto no Programa Agrinho deste ano. Mas o mais interessante é observar que tudo o que os alunos aprenderam vai muito além de datas ou espaços. Eles estão levando para a vida”, disse o diretor Roberson Ramos, ao relatar a mudança visível de hábitos na escola e também fora dela. “Todas as oito turmas e todos os profissionais da escola abraçaram o projeto. Foi uma soma de esforços visando uma sociedade mais responsável consigo e com o planeta”, concluiu.

O projeto da Escola Municipal Ernesto Milani agora concorre na categoria “Escola Agrinho”. A cerimônia de encerramento do programa está prevista para o dia 7 de novembro.