• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Covid-19 em Quatro Barras chega a um dos patamares mais baixos; Saúde reforça necessidade de vacinação com 4ª dose

 

Publicado em: 06/09/2022 14:48 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Boletim emitido no início deste mês, pela Secretaria de Saúde, mostra importância da adesão às campanhas de vacinação. Apesar do registro de um único caso positivo no município, procura pela 4ª dose segue baixa
    
Depois de zerar os casos de contaminação pela Covid-19 nos meses de novembro e dezembro do ano passado, e de presenciar uma nova onda de casos neste ano, tendo como pico o período entre os meses de maio e julho, Quatro Barras novamente conquista patamares favoráveis no enfrentamento ao coronavírus. Há uma semana, o município havia zerado os índices de contaminação, e nesta segunda-feira (5) a cidade registrou um único caso positivo.  
    
Mesmo com a redução expressiva de casos, que se tornou possível graças à adesão da população às campanhas de vacinação, a baixa procura para completar o esquema vacinal vem chamando a atenção dos profissionais de Saúde, especialmente no que refere à 4ª dose do imunizante.

A enfermeira do Setor de Epidemiologia da Prefeitura, Fernanda Gruchouskei, disse que o último boletim do Setor de Vigilância Epidemiológica mostra um cenário otimista no combate à Covid-19. Até a manhã desta segunda-feira, as estatísticas de casos confirmados, em acompanhamento, em isolamento ou internados estavam zeradas.

“Com a vacinação, a contaminação pelo vírus vai perdendo a intensidade, e o que observamos são casos muitos mais brandos, sem gravidade. Mas para manter estes bons indicadores é preciso que a população continue se prevenindo e completando o esquema vacinal. Estar em dia com a vacinação é o que mantém a imunidade alta”, alertou Fernanda.

Onde se vacinar
Pessoas com mais de 40 anos que já receberam a terceira dose há mais de 4 meses devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima. A vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada em todas as UBS da área urbana, exceto na área rural. Moradores destas localidades podem procurar qualquer unidade em atendimento, das 10h às 16h. Pessoas ou crianças em atraso na Carteirinha de Vacinação também devem procurar uma UBS e completar o esquema vacinal.
    
A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, disse que o momento é de comemorar índices, que são resultado das medidas de prevenção e combate à Covid-19 adotadas pelo município, mas também de cada um fazer a sua parte no que se refere à prevenção. “Seguimos disponibilizando as vacinas nas UBS para que todos tenham acesso ao imunizante e mantenham-se em dia com a prevenção. Isso é o que fará diferença no enfrentamento à doença, por isso a importância de receber a 4ª dose”, afirmou a secretária.  

Estatísticas
Desde o início da pandemia, Quatro Barras registrou 6.965 casos confirmados de Covid-19 e 12.206 casos investigados, que posteriormente foram descartados pelas equipes de Saúde. Ao todo, 115 quatro-barrenses faleceram em decorrência da doença. Hoje, mesmo com um único caso positivo de coronavírus, o município reforça as campanhas de mobilização para que a população complete o esquema vacinal e priorize, sempre, a prevenção.