• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Entrando na 10ª edição, Copinha Graciosa de Futsal é projeto social e porta de entrada em times de alto rendimento

 

Publicado em: 22/08/2022 15:33 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Campeonato que nasceu em 2011 tornou-se política pública de incentivo ao esporte
    
A Copinha Graciosa de Futsal, promovida pela Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, entrou para a 10ª edição no último sábado (20). A abertura do campeonato marca não apenas novas disputas entre atletas, como também a consolidação de uma política pública de incentivo ao esporte que já dura uma década.
    
Neste ano, a Copinha reúne mais de 600 jogadores, totalizando oito equipes participantes, em quatro categorias: sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16, com a participação de crianças e jovens dos 7 aos 17 anos. 
    
A abertura dos jogos no sábado foi sediada no Ginásio Luiz Tolardo, na sede, onde centenas de pessoas – entre pais e familiares – acompanharam as partidas, lotando as arquibancadas.    
    
O diretor da Escola Coxa de Colombo, Agnaldo Herrmann, que participa com seus alunos de todas as categorias nas dez edições do evento, falou sobre a satisfação de estar novamente em Quatro Barras. 

“É um prazer estar novamente aqui. Tenho recebido este convite ao longo das dez edições e prontamente sempre aceitamos, desde a primeira. São competições de alto nível, de nível de escola, de aprendizado, de socialização. É uma oportunidade para nossos atletas que muitas vezes não disputam em campeonatos federados, mas que aqui encontram competições de alto nível. Espero que este campeonato tenha sempre continuidade”, destacou Agnaldo.  

A moradora da Granja das Acácias, Deilza Bielski, mãe do aluno Alan, de 11 anos - que há cinco frequenta o projeto de futsal da Prefeitura, participando das edições da Copinha -, comentou sobre a importância da modalidade e do campeonato para o desenvolvimento do filho.

“Esta competição é extremamente importante. Meu filho gosta muito de futsal, ele vem, treina, se socializa, faz novas amizades, se desenvolve. Os professores são maravilhosos, se preocupam com o desenvolvimento sadio das crianças. E na Copinha, eles aprendem a competir, mas também olhar para o outro, apoiar os colegas, aprendem o respeito”, disse a mãe, ao agradecer o estímulo que o município vem dando à prática esportiva.

Uma década
O secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré), acompanhou a abertura da Copinha e falou da emoção de prestigiar a 10ª edição do evento e a evolução de atletas que ingressaram na Copinha. 

“Iniciamos a Copinha em 2011, na primeira gestão do prefeito Loreno Tolardo. É um prazer imenso ver este projeto de sucesso, no qual participei por seis anos na organização, juntamente com o secretário Fernando Cunha, e dois anos dentro de campo, como professor. É uma emoção ver hoje atletas como o Rafinha, que iniciou lá em 2011 e hoje está administrando uma equipe no Paraná Clube; ou atletas como o Kayron, o Boquinha e o Lucas, que hoje estão em times de alto rendimento”, destacou Fré.

O prefeito Loreno Tolardo, que há anos vem mobilizando ações a favor do esporte, ressaltou a transformação social que a prática esportiva traz e sua satisfação de acompanhar a evolução deste projeto. “A Copinha nasceu na nossa primeira gestão, o que nos traz um orgulho enorme. Esporte é agente de transformação social, desenvolve, socializa, traz oportunidades. Vemos que mesmo projetos que nascem com cunho social acabam abrindo portas para níveis de alto rendimento. Isso é transformação, é acreditar, é dar oportunidade às nossas crianças e jovens”, enfatizou o prefeito. 

Equipes 
A 10ª edição da Copinha Graciosa de Futsal conta com a participação das equipes de Cerro Azul, Escola Coxa Campina Grande do Sul, Escola Coxa Colombo, Escola Corujinha - Rio Branco do Sul, Escola Paraná Clube Campina Grande do Sul, SMEELJ Borda, SMEELJ/Band Feminino, SMEELJ Feminino, SMEELJ Menino Deus e SMEELJ Sede. 

O evento esportivo dispõe de árbitros federados e é realizado nos três ginásios municipais de Quatro Barras: Ginásio Luiz Tolardo, Ginásio do Jardim Menino Deus e Ginásio Jorge Andreatta, na Borda do Campo. A Copinha terá duração de três meses, com previsão de término para o dia 19 de novembro.