Melhor Idade recebe novos uniformes para competições esportivas

Publicado em: 18/08/2022 10:26 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Projeto desenvolvido através da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Família, e Educação, Esporte, Lazer e Juventude mostra evolução contínua

Praticar esportes faz bem para a saúde e a condição física de todas as pessoas, agregando um fator indispensável: a qualidade de vida. É com este objetivo que as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Família, e Educação, Esporte, Lazer e Juventude deram as mãos para promover um projeto social e esportivo para a Melhor Idade.

O que começou com a prática do Vôlei Câmbio, uma modalidade adaptada para os idosos, ganhou proporção e participação. Hoje, o grupo denominado ‘Serelepe’ - em alusão a este dinâmico e simpático componente da fauna local - pratica seis modalidades adaptadas para a faixa etária: além do vôlei câmbio, o handebol, o basquete relógio, o vôlei de praia, o tênis de mesa e o dominó – que no passado rendeu a Quatro Barras o título de campeão nos JIIDO – os Jogos da Integração do Idoso, promovido pela Paraná Esporte, do Governo do Estado.

Nesta quarta-feira (17), os atletas do grupo receberam, pela primeira vez, uniformes oficiais para as competições da Melhor Idade. Os conjuntos, compostos por jaqueta, calça, bermuda e camiseta, confeccionados nas cores da bandeira do município, foram entregues pela secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo; com a presença do diretor de Esporte, Crician Andreatta; da servidora da SMDSF, Elaine Kalinski; da professora responsável, Ana Célia Brião; e da estagiária de Educação Física, Amanda Vitória de Souza Santos.

“Esta foi uma promessa que fizemos ao grupo e hoje temos a felicidade de cumprir. Assim como o prefeito Loreno Tolardo nos pede, procuramos sempre fazer o melhor, oferecer o melhor, porque vocês são merecedores. Parabéns a todos que participam do projeto e dão exemplo de entusiasmo, de alegria e de vida”, disse a secretária Ieda.

Qualidade de vida
A moradora do Jardim Menino Deus, Iva Giachini, de 63 anos, participa do projeto desde o início. Ela ficou surpresa com a qualidade dos uniformes oficiais do grupo. “Estávamos ansiosos por isso. Amei demais, não esperava algo tão bonito”, contou dona Iva.

Ao falar sobre os benefícios que o esporte e a participação no Grupo da Melhor Idade trouxeram à sua vida, Iva disse que simplesmente não há comparação. “O esporte faz bem para a saúde, permite fazer amigos, rir, se exercitar, interagir. Muitas pessoas aqui tinham vários problemas de saúde e hoje estão 100%. Quatro Barras é mesmo uma cidade diferenciada no que refere aos programas da Melhor Idade. Além do grupo Serelepe, com as várias atividades esportivas, ainda temos aulas de hidroginástica duas vezes por semana, reuniões do Grupo da Melhor Idade e passeios mensais. É maravilhoso”, contou ela.

A professora Ana Célia Brião disse que a atividade esportiva auxilia muito em questões como equilíbrio, coordenação motora, além de favorecer uma integração muito sadia através do esporte.

Grupo Serelepe
O Grupo Serelepe é composto por aproximadamente 35 atletas - acima dos 60 anos - moradores de diversas localidades. Eles treinam vôlei câmbio, handebol, basquete relógio, vôlei de praia, tênis de mesa e dominó, duas vezes por semana. Cada treino tem em média duas horas de duração, o que permite às professoras desenvolver duas ou até três modalidades por treino. As aulas são realizadas às segundas-feiras no Ginásio Menino Deus, e às quartas no Ginásio Luiz Tolardo, na Sede.

No próximo dia 26 de agosto, o grupo viaja para Guaratuba para participar dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDO), que reunirá atletas de 46 cidades paranaenses. Eles irão representar Quatro Barras neste grande evento, de nível estadual.

“É uma alegria muito grande ver os resultados deste projeto que visa, sobretudo, o bem-estar e a qualidade de vida da Melhor Idade. São pessoas que já contribuíram muito para a nossa cidade, e merecem todo o carinho, atenção e bons projetos que agreguem saúde, dinamismo e alegria”, destacou o prefeito Loreno Tolardo.

Serviço: Interessados em participar do Grupo Serelepe, com idade acima dos 60 anos, poderão procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, situada à Avenida Dom Pedro II, nº 116, no Centro, ou então entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7941.