IBGE inicia nesta segunda-feira (1º) o Censo Demográfico 2022

Publicado em: 01/08/2022 16:42 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Em Quatro Barras, cerca de 8.800 domicílios serão visitados pelos recenseadores do instituto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira (1º), em todo o país, o Censo Demográfico 2022. Em Quatro Barras, a estimativa do instituto é coletar dados em cerca de 8.800 domicílios até o dia 31 de outubro, data estimada para finalização da coleta.

Ao todo, 21 recenseadores percorrerão os bairros nas áreas urbana e rural, para aplicação de um questionário a respeito de dados populacionais, além de outros quesitos como escolaridade, trabalho, renda, deficiências, entre outros, estabelecendo um panorama atualizado da população brasileira. O questionário leva em torno de 8 minutos para ser respondido, através do dispositivo móvel de coleta (DMC), utilizado pelo IBGE. Todos os dados são coletados com garantia de sigilo.

Abertura do censo em Quatro Barras
Nesta segunda-feira (1º), quando foi dada a abertura oficial do censo em Quatro Barras, o prefeito Loreno Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin receberam a visita do coordenador de Área do Censo Demográfico 2022, Rogério Gonçalves Alves; do chefe do Posto Local do Censo em Quatro Barras, José Cassiano Gomes dos Reis Bisneto; e do recenseador Camilo Fonseca Rodrigues.

Segundo Rogério, grande parte dos recenseadores que atuarão no município são residentes na própria cidade, o que facilitará o processo de coleta de dados, já que são profissionais ambientados na região. “Nossa expectativa é realizar o melhor trabalho dentro destes três meses de censo, oferecendo um diagnóstico preciso do município e de sua população”, disse Rogério.  De acordo com ele, o censo vai começar, inicialmente, nas regiões de entorno do Posto Local do IBGE, localizado na Sala do Empreendedor. Nas etapas sequenciais, os recenseadores percorrerão as regiões mais afastadas.

Tolardo desejou êxito à toda a equipe de recenseadores e falou da importância das estatísticas para o planejamento de ações por parte da Prefeitura. “O censo traz um diagnóstico importante do município, seja por estatísticas populacionais, como por outras questões, como trabalho, renda, escolaridade, o que nos permite planejar ações futuras com base nas demandas que encontrarmos. É uma ferramenta importante para a gestão e os avanços que a cidade necessita”, avaliou o prefeito.

O coordenador do Censo 2022 também destacou a importância de informações precisas repassadas aos recenseadores. Já que o censo traça um diagnóstico nacional, é de extrema importância que a população informe corretamente todos os dados do questionário. Para identificar os recenseadores, basta verificar o uniforme, com colete, boné e um crachá com nome, número de matrícula e foto.

Vagas abertas de recenseador
Em Quatro Barras, das 21 vagas de recenseador, 16 estão preenchidas e outras 5 permanecem em aberto. Candidatos interessados poderão se inscrever até esta quarta-feira (3). Basta ler o edital, imprimir, preencher o formulário e levá-lo ao ponto local do IBGE no município (na Sala do Empreendedor, na Praça 9 de Novembro, ao lado do Terminal Rodoviário).

A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário. O candidato poderá simular valores de remuneração por meio de link disponível no endereço https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativade-remuneracao.html. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (41) 99811-1430 ou (41) 3671-8800, ramal 8816. Ou ainda consulte o link:  https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/34485-2022-14-recenseador.html.