Frota que opera linhas do Joião será modernizada

Publicado em: 28/07/2022 12:14 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Ônibus mais novos e outros recém adquiridos vão substituir veículos em operação. Entre as aquisições está o novo micro ônibus da linha Joião da Cidadania, que conduz passageiros da área rural a órgãos de atendimento à comunidade

Passageiros que utilizam o Programa de Transporte Municipal Gratuito de Quatro Barras - o Joião - poderão contar em breve com novos veículos para atendimento das linhas municipais. Um deles começou a operar já nesta quinta-feira (28): o micro ônibus da linha Joião da Cidadania, que conduz passageiros da área rural a órgãos de atendimento à comunidade.

Recém adquirido pela Viação Castelo Branco, o novo micro ônibus, com capacidade para 23 passageiros sentados, destina-se ao transporte de moradores que residem nas regiões mais afastadas da cidade e também com maiores dificuldades de acesso, por isso a necessidade de um veículo com menores dimensões. Até então, a empresa utilizava um veículo teste para a condução destes passageiros.

Outros veículos também vão substituir ônibus já em circulação nas linhas do Joião, entre eles veículos mais novos que vêm sendo utilizados pela empresa e outros recém adquiridos. É o que foi acordado entre as partes (Prefeitura e Comec) quando o programa foi lançado em março deste ano.

O processo de aquisição de novos ônibus já tramita há meses na empresa Viação Castelo Branco, que opera as linhas municipais custeadas pela Prefeitura, mas em função da crise de fornecimento de componentes na indústria metalúrgica e automobilística, em razão da Covid-19 e da guerra na Ucrânia, houve atrasos na entrega dos veículos.

Segundo a Viação, os novos ônibus adquiridos já estão, gradativamente, sendo liberados pelas montadoras, e tão logo cheguem ao município, irão substituir os atuais em operação, muitos deles destinados às linhas metropolitanas e também ao Joião.

A Prefeitura de Quatro Barras vem acompanhando este processo e solicitando máxima celeridade no que diz respeito à renovação da frota (seja com veículos mais novos ou zero km), a fim de garantir mais qualidade no atendimento aos usuários do transporte coletivo, que de forma pioneira passou a ter custo zero já no fim do primeiro trimestre de 2022. Ciente das demandas ligadas ao transporte, a Prefeitura vem atuando continuamente para a resolução destas demandas.

JOIÃO - Criado com o intuito de beneficiar a população, especialmente em meio à crise econômica, e também de estimular o desenvolvimento, a mobilidade e a geração de renda e empregos, o Joião é um dos programas de transporte gratuito pioneiros no Paraná.

Desde que foi implantado, avanços importantes já foram realizados, a exemplo da criação da linha Joião da Cidadania, que liga a área rural à urbana, percorrendo os principais órgãos de atendimento à comunidade - como o PA 24 horas, as duas unidades do CRAS, CREAS, CAPS, entre outros - com funcionamento em dias úteis e também aos sábados; e a ampliação de horários em linhas de grande fluxo como a linha O12 -São Pedro-Menino Deus, que passou de 40 para 54 opções de horários.

PÁGINA EXCLUSIVA DE INFORMAÇÕES - Os passageiros também contam com uma página exclusiva de informações sobre o Joião no site oficial da Prefeitura. Nesta página é possível encontrar as tabelas completas do transporte por linha, além de um canal específico para o envio de sugestões, críticas e pontos de aperfeiçoamento do sistema ([email protected]).