Prefeito Tolardo formaliza contratação de consultoria para obtenção do SIM

Publicado em: 21/07/2022 09:48 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Serviço de consultoria dará suporte aos empreendedores e produtores locais para obter o Selo de Inspeção Municipal

O prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo, juntamente com o vice-prefeito Jarbas Mocelin, assinaram nesta terça-feira (19) a contratação da empresa de consultoria, a startup Cooltivando, que dará suporte a produtores e empreendedores locais para obtenção do SIM, o Selo de Inspeção Municipal.

A medida é importante para os produtores, que poderão expandir sua atuação no mercado, agregando novos produtos - inclusive beneficiados -, como também para o consumidor final, que terá acesso a produtos regularizados e produzidos dentro das normas sanitárias legalmente estabelecidas.

SIM - O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, e será responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

Além de oferecer a certificação através do selo, a Prefeitura de Quatro Barras investe também na outra ponta: prestar consultoria a empreendedores e produtores familiares para que se adequem ao SIM, cumprindo todos os requisitos e normas necessárias para a certificação, que permite a comercialização dos produtos em território municipal.

O prefeito Loreno Tolardo disse que a implantação do SIM e o suporte técnico aos produtores são medidas de fortalecimento do setor e também de diversificação de trabalho e renda nas propriedades, abrindo novos eixos de mercado e comercialização local.

“O SIM é uma certificação importante para quem produz, porque atesta que todas as normas estão sendo cumpridas no processo produtivo. Traz segurança para quem comercializa e também para quem consome. É uma oportunidade para ampliar a produtividade nas propriedades rurais e gerar renda ao produtor”, enfatizou o prefeito.

A assinatura do contrato foi acompanhada pelo secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Frederico Bernardi, que intermedia a implantação do SIM no município, cuja operação será desenvolvida posteriormente pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados, atuando no campo e na industrialização, bem como vegetais e minimamente processados. O SIM certifica através de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária, estimulando assim o desenvolvimento econômico destas empresas e produtores, e oferecendo alimentos de qualidade aos consumidores.