• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Prefeitura reinaugura Estádio Municipal Henrique Heindyk, no Pinheirinho

 

Publicado em: 18/07/2022 15:30 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Espaço esportivo recebeu obras de revitalização no quiosque e vestiários; construção de novos bancos; calçamento de acesso; paisagismo e uma moderna arquibancada para 200 pessoas
    
O Estádio Municipal Henrique Heindyk, que há anos é ponto de referência para a prática de futebol na região do Pinheirinho, está de cara nova e com estruturas novas. No último sábado (16), o prefeito Loreno Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin reinauguraram o estádio, após um amplo programa de benfeitorias.
    
As obras incluíram a construção de novos bancos de reserva e bancos para arbitragem; revitalização do quiosque, vestiários e bar; calçamento de acesso; construção de uma moderna arquibancada para cerca de 200 pessoas sentadas; ações de paisagismo; e a construção do ‘Recanto do Nivardinho’, com dois espaços para realização de festas e confraternizações, equipados com duas churrasqueiras, pias e mesas, além de um portal de identificação do estádio e do recanto.
        
Durante o evento de reinauguração, o prefeito Tolardo destacou a importância do estádio para o futebol no Pinheirinho, e destacou a importância de todos aqueles que, de forma precursora, apoiaram a tradição esportiva na região, a exemplo dos Srs. Henrique Heindyk e Nivaldo Gonçalves de Freitas, carinhosamente chamado de Nivardinho.
    
“É uma satisfação muito grande reinaugurar este estádio tão tradicional na nossa cidade e ao mesmo tempo homenagear pessoas que foram incentivadores e entusiastas do futebol, como o Sr. Nivardinho e o Sr. Henrique Heindyk. Hoje contribuímos também neste legado, com obras de revitalização e investimentos neste espaço criado para uso dos clubes e da comunidade”, disse Tolardo.
    
O descerramento oficial do laço inaugural foi acompanhado por familiares de Nivaldo e de Henrique Heindyk. Também estiveram presentes o secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré); o superintendente da Subprefeitura Distrital da Borda do Campo, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho); o secretário de Infraestrutura, Logística e Frotas, Paulo César de Lima Júnior (Juninho); e os vereadores Anderson Mendonça (Rato), Kayo Augustus; Lucinéia Alves e Edson dos Santos Paula (Negão); entre várias lideranças locais e representantes de clubes. 

Jogo inaugural da Velha Guarda
Após a cerimônia, um jogo comemorativo selou a reinauguração do estádio, reunindo jogadores da velha guarda do município, incentivadores e entusiastas do futebol em Quatro Barras, muitos deles há anos sem entrar no gramado e que agora puderam reviver esta paixão esportiva.  Depois do jogo, ainda foram realizadas competições do Campeonato 50tinha de Quatro Barras e também jogos da 10ª rodada do QBzão. 

Espaço para clubes, espaço para a comunidade
Além de ser palco para disputas dos clubes e campeonatos, o estádio também será de uso da comunidade. Segundo o secretário Fré, já foi efetivada uma parceria entre o estádio e a Escola Municipal Izair Lago, que possibilitará aos alunos usufruir de toda a estrutura para as atividades escolares. 

Relembrando a história
Participante da inauguração do Estádio Henrique Heindyk há mais de duas décadas, o diretor de Governo, Rafael Francisco dos Santos Ribeiro, lembrou do momento de satisfação da comunidade ao receber um estádio no Pinheirinho. “Era um grande sonho da população do bairro. Na época, havia apenas um campinho precário onde hoje está instalado o CMEI Tio Laio. A construção se deu na gestão do ex-prefeito Edison Wilmar Repinoski. Lembro que a comunidade ficou muito feliz. Dona Cecília, esposa do Sr Henrique participou da solenidade. Hoje, vemos seus filhos e netos sendo homenageados, com esta importante obra de revitalização e valorização do Estádio Henrique Heindyk, na gestão do prefeito Tolardo”, disse Rafael. 

Homenageados
Nascido na Holanda em 1909, Henrique Heindyk chegou a Quatro Barras em meados de 1948, onde se instalou com a família na região da Borda do Campo, para abrir, desenvolver e gerenciar a pedreira da CAVO - Companhia Auxiliar Camargo Correa. Casado com Cecília Heindyk, teve cinco filhos: Ari, Eloir, Eloína, Amauri, Edemir e Joe José. 

Apaixonado pelo futebol, Henrique Heindyk foi Juiz da Federação Paranaense de Futebol e um dos fundadores do UBC, União Borda do Campo Futebol Clube. Idealizador, coordenador, incentivador, patrocinador do esporte, seu tempo foi dedicado, em maior parte, ao futebol, onde deixou vasta contribuição. 

Nivaldo Gonçalves de Freitas, Nivardinho, também homenageado, viveu toda a sua vida na região da Borda do Campo, onde casou-se com Divair Cordeiro de Freitas e teve oito filhos: Eros, Natalício, Sidnei, Célio, Adilson, Zeni, Lídia e Sirlei. Apaixonado pelo futebol, foi um dos fundadores do Pinheirinho Futebol Clube. Foi trabalhador nas pedreiras e servidor público na Prefeitura de Quatro Barras por mais de 20 anos. Nivaldo faleceu aos 84 anos, deixando seu legado na área esportiva.  

Parcerias
A revitalização do estádio contou com várias parcerias, entre elas a participação das secretarias de Educação, Esporte, Lazer e Juventude; Infraestrutura, Logística e Frotas (com equipes de manutenção, elétrica, pintura e paisagismo); e a Subprefeitura Distrital da Borda do Campo, com apoio de toda a equipe técnica.