Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras é reativada após 8 anos e faz primeira entrega para a merenda escolar

Publicado em: 08/06/2022 16:54 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Cerca de 3.700 kg de frutas e hortaliças foram entregues nas 16 unidades escolares de Quatro Barras, nesta segunda-feira (6)

Um importante programa que garante produtos fresquinhos e de qualidade à merenda escolar e, ao mesmo, o estímulo à produção agrícola municipal, está sendo retomado em Quatro Barras. Após 8 anos, a Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras foi reativada e nesta segunda-feira (6) realizou a primeira entrega de produtos cultivados em solo quatro-barrense para 16 unidades escolares, das quais 9 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), 5 escolas municipais e uma escola especial.

Segundo o presidente da cooperativa, José Cassiano Gomes dos Reis Neto, cerca de 3.700 quilos de frutas e hortaliças - como mangas, mamões, laranjas, repolhos, acelgas, pepinos e chuchus - chegaram, ponto a ponto, nas escolas e CMEIS de Quatro Barras, cultivados por produtores locais, muitos deles dedicados à produção orgânica.

“Para nós, esta retomada é muito importante. Fortalece a cooperativa, incentivando não apenas agricultores que já aderiram ao grupo, como também outros que poderão participar, especialmente vendo a grande demanda de alimentos”, disse o presidente, ao informar que a cooperativa, em breve, também deve compor os programas estaduais para fornecimento de alimentos à merenda. Hoje, a cooperativa conta com 45 produtores cooperados, o dobro do número registrado no início do ano.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, disse a meta da Prefeitura é fortalecer continuamente os produtores rurais e a atividade agrícola no município. “A retomada da cooperativa é um passo determinante para que o setor possa avançar. De forma coletiva, os produtores são mais fortes e podem participar de programas municipais e estaduais, a exemplo do que acontece agora. Nossa meta é estimular a produção, valorizar os produtores e incentivar o trabalho e a renda no campo”, disse Cariovaldo.

Qualidade na merenda
O secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré), também destacou a importância do programa, especialmente no que diz respeito à qualidade dos produtos que chegam à mesa nas escolas. “A Educação ganha muito com este programa e com a retomada da cooperativa, pela qualidade dos produtos, muitos deles orgânicos, que passam a compor a merenda. Uma alimentação adequada contribui muito para a aprendizagem”, destacou o secretário.

Semanalmente, a Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras fará a entrega de frutas e hortaliças para as instituições municipais de ensino.