Visando o aperfeiçoamento das práticas de gestão, Quatro Barras é participante do PNPC

Publicado em: 01/06/2022 15:55 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

A fim de avançar no processo de implementação de boas práticas de gestão, a Prefeitura de Quatro Barras tornou-se participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), por meio do questionário de autoavaliação proposto pela Rede de Controle da Gestão Pública.

A Rede de Controle é um centro decisório interorganizacional, de atuação nacional, promovida por diversas organizações públicas, cujos dirigentes, em grande maioria, atuam nas áreas de fiscalização e controle e produzem trabalhos de grande relevância para o país.

Sobre o PNPC
O PNPC tem o objetivo de contribuir para a redução dos níveis de corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. O programa conta com a participação ativa de mais de nove mil organizações públicas das três esferas e dos três poderes, o que representa quase 60% das organizações públicas de todo o país. Essas organizações, a exemplo da Prefeitura de Quatro Barras, fizeram o autodiagnóstico oferecido pelo sistema e-Prevenção e mapearam os riscos e as vulnerabilidades, preparando as bases para implementação das melhores práticas de prevenção à corrupção.

“Com a participação do município, buscamos aprimorar as ferramentas e mecanismos de gestão utilizados, a fim de implementar continuamente boas práticas visando o controle, monitoramento e transparência de todas as ações. É mais uma medida para conhecer os padrões de integridade e aperfeiçoá-los de forma permanente”, disse a coordenadora do Sistema de Controle Interno, Flávia de Alcântara Bernardi.

O programa é executado pelas redes de controle dos estados, com o patrocínio do TCU e da CGU e apoio da Atricon, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do Conaci e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).