No próximo dia 29, Quatro Barras vai promover a 1ª Festa do Canteiro

Publicado em: 20/05/2022 16:23 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Evento busca resgatar e valorizar os profissionais que, por décadas, embasaram a economia do município, através do corte manual de pedras

O trabalho dos canteiros, como são denominados os profissionais que realizam de forma artesanal o corte do granito, pode ser visto nos principais acessos de Quatro Barras e também em Curitiba, em suas praças, memoriais, ruas e logradouros públicos. O ofício da cantaria – que une arte e talento – foi uma das bases econômicas de Quatro Barras por décadas, mobilizando famílias e vários profissionais que dedicaram grande parte de suas vidas ao corte das pedras, seja na produção de aduquins, paralelepípedos ou na modelagem de monolitos e esculturas de formas variadas.

Todo este legado, enraizado na cultura local, mantém-se vivo até hoje. Para valorizar e reconhecer o trabalho dos canteiros, décadas atrás e também hoje, a Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoverá no próximo dia 29 de maio a 1ª Festa do Canteiro, na região da Borda do Campo, onde está concentrada grande parte das pedreiras da região.

O evento será realizado nas imediações da Subprefeitura Distrital da Borda do Campo e terá uma extensa programação de shows, oficinas, praça de alimentação, entre outras atrações. Confira!

Programação
No dia 29, as festividades iniciam com a Caminhada da Natureza no Circuito “Cantarias do Anhangava” – um trecho pré-definido de 8 quilômetros, onde os participantes poderão conhecer pedreiras da região. A concentração do público se dará entre 9h e 10h, no estacionamento da Subprefeitura. A partir das 10h, também iniciam os shows da festa, com apresentações das bandas Sinal Vermelho, Izaque e Amigos, da cantora Caroline Barros, do Trio Cachaça Pura (TCP), da dupla Ernani e Lourival, e de Tony & Epa.

Das 10h às 17h, o evento também contará com uma edição especial do Programa Domingão da Família, com várias atrações e recreação infantil; e terá uma oficina de cantaria, para que os visitantes conheçam mais sobre o ofício do corte artesanal de pedras.

Haverá ainda Feira de Artesanato e Gastronomia e Praça de Alimentação, com mesas e cadeiras à disposição dos visitantes. Também está programada uma homenagem aos canteiros pela contribuição que sempre realizaram para o desenvolvimento de Quatro Barras. A programação encerra com o show do Grupo Os Bilias, que tem previsão de início às 17h30. Vale conferir!

Serviço: A Subprefeitura da Borda do Campo está localizada na Avenida Prefeito Domingos Mocelin Neto, nº 2.600. Mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8850.