Trabalho em conjunto das forças de segurança marca nova etapa no combate à criminalidade

Publicado em: 13/04/2022 17:40 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Muralha Digital e integração entre forças policiais vão reforçar as ações de segurança pública em áreas urbanas e rurais

Unindo forças no combate à criminalidade, órgãos de segurança estão alinhando suas atuações de forma estratégica. Nesta terça-feira (12), a convite da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, através da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, várias autoridades policiais estiveram reunidas na Base da Guarda Municipal de Quatro Barras para estreitar laços e informações, além de estabelecer planejamentos conjuntos, fechando o cerco às ações criminosas.

Durante a manhã, o prefeito Loreno Tolardo recebeu, juntamente com representantes do Executivo e Legislativo, o tenente-coronel Emídio Angelotti, chefe maior do Comando de Policiamento Especializado no Paraná; o delegado de Polícia Civil de Campina Grande do Sul e Quatro Barras, Dr. Eduardo Machado de Oliveira; o superintendente da Polícia Civil de Quatro Barras, Job de Freitas; o comandante da 3ª Cia do 29º Batalhão da Polícia Militar, capitão Mazon; o cabo da PM, Murilo; e o soldado Garcia.

A reunião também foi acompanhada pelo vice-prefeito Jarbas Mocelin; pelo presidente da Câmara Municipal, Eduardo José Lago (Dudu); pelo vice-presidente da Câmara, vereador Antonio Cezar Creplive (Toto); pelo secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta; pelo comandante da GMQB, GM Michel Jess, e agentes da Guarda Municipal; pelo secretário de TI e Comunicação, Luis Henrique Francisco; pelo presidente do CONSEG-QB, Ernani Rodrigues; e pelo presidente da Associação de Moradores do Palmital, Rafael Vicente de Lima.

Durante o encontro, as autoridades policiais visitaram a nova Central de Monitoramento (Muralha Digital), para uma pré-apresentação do novo sistema que vai ampliar de forma pioneira o controle às entradas e saídas do munícipio, inclusive com câmeras especializadas na leitura de placas de veículos.

Eles também conheceram a nova viatura cedida para ações ostensivas e preventivas da GMQB - um veículo Fiat Toro, apreendido pela Guarda Municipal durante uma operação policial, que tramita em processo na Justiça. Após solicitação da corporação e com a autorização do Poder Judiciário, agora o veículo deixa de atuar a favor da criminalidade para ser usado justamente no seu combate, e também de forma preventiva, em benefício da população.

Tolardo agradeceu a prontidão de todas as autoridades de segurança e falou que o momento sela uma importante atuação integrada em prol da segurança de todos os cidadãos. “O que percebemos após este encontro é a firme vontade de unir forças de todos os órgãos de segurança, para coibir qualquer prática criminosa e dar sempre uma pronta resposta no atendimento à população. Hoje a segurança avança um patamar nunca conquistado, inclusive com a implantação do novo sistema da Muralha Digital. É uma satisfação, e ao mesmo tempo, um novo dinamismo no que se refere à segurança pública”, disse o prefeito.