• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Segurança alimentar e nutricional: Prefeitura e COMSEA buscam avanços nas políticas públicas

 

Publicado em: 31/03/2022 16:01 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Reunião realizada nesta terça-feira (29) reuniu representantes da SEAB, Prefeitura, e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A fim de avançar na implantação de políticas públicas voltadas à área da segurança alimentar e nutricional, representantes da Prefeitura de Quatro Barras, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB) estiveram reunidos nesta terça-feira (29).

Algumas demandas para o avanço desta área foram apontadas durante o encontro, como a reativação da Cooperativa de Produtores, a formalização (já prevista para esta sexta-feira, dia 1º) da nova composição do Conselho Municipal de Agricultura, e uma agenda para reunir gestores de todas as áreas a que o tema compete: Desenvolvimento Social e Família, Educação, Meio Ambiente e Agricultura, e Saúde, já que a segurança alimentar e nutricional é um tema multidisciplinar que envolve várias áreas de governo.    

Os passos sequenciais para fazer a temática progredir foram debatidos na reunião que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo; do procurador geral do município, Dr. Miguel Martin Fernandes Júnior; da presidente do COMSEA, Mariana Anibelli; do secretário executivo dos conselhos setoriais da SEAB, Valdenir Veloso (Neto); da nutricionista da SEAB, do Núcleo Curitiba, Anatolli Brusamolin; além de representantes das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura; de Desenvolvimento Social e Família; e de Educação; e membros do COMSEA.

Em suas colocações ao longo da reunião, os membros que compõe a sociedade civil do COMSEA, Claudia Cristina Martins Nunes, Luis Carlos Leite e Letícia Koehler, destacaram a importância de aliar a valorização da alimentação orgânica, o uso sustentável da terra em consonância à preservação do meio ambiente, e o fortalecimento da produção local, com incentivo ao pequeno produtor, atendendo outra demanda igualmente importante: a qualidade da alimentação produzida e oferecida à população. 

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, disse que este é o grande objetivo do prefeito, conciliar o desenvolvimento sustentável às demandas pelo direito à alimentação de qualidade, gerando um processo benéfico para todos os agentes envolvidos – desde o pequeno produtor que fornece alimentos à merenda, às crianças e entidades que recebem estes alimentos produzidos de forma responsável e sustentável.  

“Temos que nos unir e somar forças neste sentido. Tudo parte de um começo. Tenho certeza de que todos aqui estamos em busca de um mesmo ideal e que vamos trabalhar por isso”, disse Ieda. No próximo dia 6 de abril, a secretária estará reunida novamente com os membros do COMSEA para dar continuidade ao tema, juntamente com gestores e técnicos das demais pastas de governo.  


Imagens