Segunda formação continuada de educadores destaca o tema Inclusão

Publicado em: 16/03/2022 16:38 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Cerca de 300 profissionais acompanharam a capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Educação, entre os dias 7 e 11 deste mês

Com capacitações mensais, para tratar de temas importantes para o processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal e discutir os desafios de um período pós-pandemia, profissionais da Educação de escolas e CMEIS de Quatro Barras acompanham, desde o mês passado, a Formação Continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Mês a mês, os profissionais serão capacitados sobre diferentes temáticas para aplicar nos espaços escolares. A segunda formação deste ano ocorreu entre os dias 7 e 11 de março, reunindo cerca de 300 professores e atendentes infantis do município, e todos os profissionais da Educação. A capacitação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e, nesta edição, teve um tema importante para o meio educacional: a inclusão.

Palestrante da formação continuada, a coordenadora da Educação Especial e coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Gleice Esperanceta, disse que o tema é uma demanda importante nos espaços escolares, não apenas para promoção da igualdade e de mecanismos de ensino para os alunos, como também pelo aumento do quantitativo de crianças com necessidades especiais de aprendizagem.

“De dezembro do ano passado até este mês, o número de crianças autistas, por exemplo, subiu de 32 para 54. Em todas as escolas e CMEIS há crianças com necessidades especiais de aprendizagem, por isso é importante que a formação oriente e estimule uma ampla aprendizagem para todos”, afirmou Gleice. “Escola deve ser, sobretudo, espaço de inclusão”, disse ela.

O calendário de formação não afetou o funcionamento das aulas, já que os profissionais utilizaram suas horas-atividade (período para planejamento e estudo) para participar da capacitação.

O secretário da pasta, Fredinei Rodrigues (Fré), disse que a formação continuada terá uma importância ainda maior neste momento de retomada integral da Educação, no pós-pandemia. “Este é um ano importante para traçarmos toda a retomada do processo de aprendizagem e trabalharmos, uma a uma, cada demanda observada nas escolas e CMEIS. A formação mensal ajuda muito neste processo, permite novas ações e projetos para desenvolver em sala, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento educacional das nossas crianças. O prefeito Tolardo tem nos pedido especial atenção neste sentido”, afirmou o secretário.