• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Joião é lançado e marca momento histórico para Quatro Barras

 

Publicado em: 10/03/2022 18:56 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Programa de Transporte Público Municipal Gratuito deve ampliar mobilidade, auxiliar o trabalhador, estimular o comércio e fomentar a geração de empregos

Já é oficial! Quatro Barras terá, a partir de 21 de março, transporte gratuito para a população em todo o território municipal. O lançamento deste programa inovador, que servirá de exemplo para várias cidades paranaenses, foi realizado na manhã desta quinta-feira (10), pelo prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; e pelo presidente da COMEC, Gilson Santos. 

O programa que prevê tarifa zero para o transporte coletivo municipal foi idealizado pela Prefeitura e tem a parceria da COMEC e do Governo do Estado. Batizado carinhosamente de “Joião”, em alusão ao slogan da cidade, que é a Joia Rara do Paraná, o novo sistema entra para a história do município quanto às políticas de ampliação da mobilidade e de desenvolvimento.

Idealizador do projeto de isenção da tarifa, o prefeito Loreno Tolardo disse que a meta da Prefeitura é auxiliar o trabalhador e, ao mesmo tempo, fomentar o comércio; atrair investidores; incentivar a contratação de mão-de-obra local; gerar mais empregos e permitir livre circulação à população - uma medida importante para que as pessoas priorizem adquirir ou contratar serviços dentro do município.

“O projeto impulsiona vários setores de forma simultânea, e o mais importante, beneficia o trabalhador das mais diversas áreas, reduzindo custos que muitas vezes são bancados pelo próprio trabalhador. Queremos que a livre circulação auxilie as pessoas, fortaleça o comércio e incentive a geração de empregos”, disse Tolardo.

Solenidade
Durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo José Lago (Dudu), disse que Quatro Barras vive um momento único, sendo referência para a Região Metropolitana e para todo o Estado do Paraná. “O cidadão quatro-barrense merece. É um povo trabalhador, de bem, que dia a dia ajuda a construir nossa cidade. Hoje é um dia de orgulho para todos nós”, comentou.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin também citou os benefícios que o novo sistema trará tanto na economia para os passageiros, quanto nas ações de fomento ao comércio. “É uma medida de fortalecimento do município, de ampliação da mobilidade. Uma conquista para nossa população”, enfatizou.

O deputado estadual Paulo Litro parabenizou Quatro Barras pela iniciativa. “Poucos municípios no Brasil já tiveram uma iniciativa como esta. É certamente um grande passo para o progresso e para o desenvolvimento. Isto demonstra cuidado com a cidade e os olhos atentos do gestor para as necessidades da população”, destacou o deputado.

Também presente na cerimônia, o ex-governador Beto Richa enalteceu a grande conquista para a cidade. “A implantação da tarifa zero demonstra sensibilidade com aquelas pessoas que mais precisam. Quatro Barras está de parabéns por oferecer um sistema de transporte municipal 100% gratuito, por isso fiz questão de estar aqui hoje e testemunhar esta grande conquista à população”, disse Richa.

O presidente da COMEC, Gilson Santos, destacou que a parceria entre Prefeitura e Estado foi firmada justamente com esse objetivo: atender uma ampla parcela da população que utiliza diariamente o transporte público, garantindo economia, além da expansão do desenvolvimento local. “Acreditamos muito neste programa, desde o início, por entender os benefícios que ele traria à população. E através de esforços de ambas as partes conseguimos hoje lançar este programa inovador de mobilidade municipal”, comemorou.

Em suas considerações finais, o prefeito Tolardo, que também estava comemorando aniversário, falou da satisfação de festejar mais um ano de vida vivenciando um avanço tão expressivo para a cidade, e agradeceu a todos os envolvidos, em especial ao governador Ratinho Junior, à COMEC e toda a sua equipe técnica. 

“É com muita honra e alegria que, aos 58 anos, estou contribuindo para esta grande conquista para nossa população. Vamos trabalhar, cada vez mais, por uma cidade acolhedora e humanizada. Este é nosso maior objetivo”, finalizou o prefeito, ao anunciar outras duas novidades que estão por vir em breve: a implantação de internet wi-fi nos ônibus e a criação de um aplicativo que permitirá ao passageiro saber em que horário o ônibus vai chegar.

As moradoras da Borda do Campo, Dirvete dos Santos e Cecília Gonzaga, aprovaram a iniciativa. "É uma ação muito boa, vai ajudar muitas famílias que dependem do transporte. Todos estão de parabéns", disse Dirvete. 

Presenças
Na solenidade de lançamento, realizada ao lado do Terminal Rodoviário Pedro Taborda Ribeiro, no Centro da cidade, estiveram presentes o prefeito Loreno Tolardo; o presidente da COMEC, Gilson Santos; o ex-governador, Beto Richa; o deputado estadual Paulo Litro; o assessor parlamentar Paulo José Breda, representando o deputado estadual Alexandre Curi; o assessor Flávio Vermelho, representando o deputado federal Luciano Ducci; os ex-deputados estaduais, Neivo Beraldin e Rasca Rodrigues; e representantes da Viação Castelo Branco, entre eles os diretores Rosi, Regis e Ronaldo Bittencourt.

Tolardo também esteve acompanhado pela mãe, dona Inez Tolardo, pela esposa Ederci e a filha Thamires. Entre as lideranças municipais presentes, destaque para o vice-prefeito Jarbas Mocelin; o presidente da Câmara, Eduardo José Lago (Dudu); vereadores e secretários municipais; além de empresários, lideranças religiosas, representantes de conselhos e entidades, e membros da população. 

Pré-lançamento
Antecedendo o lançamento do programa, um dia antes, na tarde de quarta-feira (09), Tolardo foi recebido pelo governador Ratinho Junior para o pré-lançamento do Programa de Transporte Público Municipal Gratuito. Durante o encontro no Palácio Iguaçu, que também contou com a presença do vice-governador Darci Piana; do diretor de Transportes da Comec, Wilianson Corrêa; do deputado estadual Alexandre Curi; do vice-prefeito de Quatro Barras, Jarbas Mocelin; e do secretário municipal de Captação de Recursos, Levi Camargo, Ratinho Junior falou sobre a importância da iniciativa. 

“É um projeto pioneiro que vai beneficiar muito a população de Quatro Barras. Com estudo e planejamento, a iniciativa pode ser levada a outras cidades para melhorar o transporte público, que é um grande desafio para os gestores”, destacou Ratinho Junior, ao comemorar o avanço.

Pioneirismo
Quatro Barras é a primeira cidade da Região Metropolitana a implantar a Tarifa Zero no transporte coletivo municipal, e uma das pioneiras no Paraná a oferecer transporte gratuito à população. E o melhor, o serviço chega à comunidade sem burocracias ou cadastros prévios. O passageiro terá livre acesso às quatro linhas exclusivas que irão operar tanto em dias úteis, quanto em fins de semana, com mais de 50 horários à sua disposição. O benefício deve contemplar cerca de 11,7 mil passageiros que embarcam nos ônibus diariamente.

Como irá funcionar
O transporte gratuito será oferecido pelas linhas Borda do Campo/Terminal de Quatro Barras, São Pedro - Jardim Menino Deus (via Terminal de Quatro Barras), Palmital - Ribeirão do Tigre/Terminal de Quatro Barras, e Santa Luzia. Mesmo com a incorporação da tarifa zero nas linhas municipais, o sistema metropolitano continua com atendimento normal através das linhas de ligação com Curitiba (Guadalupe e Terminal do Santa Cândida), Campina Grande do Sul e Piraquara, ou seja, ao se deslocar para outros municípios o passageiro terá o custo normal da passagem.

Para distribuir os serviços no Terminal Rodoviário, foram realizadas adequações para o atendimento híbrido, permitindo acesso às linhas municipais sem passagem pela catraca no terminal e a implantação de catraca para as linhas metropolitanas, de forma que ambas estejam integradas.

Para usar o benefício, ainda será necessário utilizar o cartão Metrocard, pois ele fornece informações importantes para o sistema, como o número de usuários das linhas. A utilização do cartão, porém, não vai resultar na cobrança da tarifa. 

Confira o mapa com o itinerário de todas as linhas, na imagem anexa.

Em breve, todos os horários serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura. Acompanhe!