Empreendedores do setor turístico poderão ter acesso a linhas de crédito para retomar ou expandir sua atividade

Publicado em: 25/02/2022 17:39 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Prefeitura de Quatro Barras dará todo suporte para intermediar empreendedores ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur)

A fim de fortalecer o setor turístico e auxiliar empreendedores que almejam retomar ou expandir seu negócio, através de linhas de crédito com taxas mais atrativas do que as praticadas no mercado, a Prefeitura de Quatro Barras vai intermediar e dar suporte para que o setor tenha acesso aos recursos do Fundo Geral de Turismo, o Fungetur.

As linhas de crédito são operacionalizadas com recursos do Ministério do Turismo, e destinadas a financiar investimento fixo, aquisição de bens, realização de obras e capital de giro para manutenção ou expansão de negócios.

O prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, disse que a Prefeitura quer estimular a retomada de empreendimentos ligados ao setor e fortalecer estabelecimentos que já estão em atividade, gerando novas oportunidades de renda e trabalho na cidade.

“Iremos auxiliar em todo o processo, orientando o passo a passo de como fazer para ter acesso às linhas de crédito, primeiramente através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e posteriormente através da Fomento Paraná, instalada na Sala do Empreendedor de Quatro Barras. A disponibilização de recursos, com taxas mais baixas, pode ser uma oportunidade para alavancar empreendimentos ou serviços ligados a área de turismo”, disse Jarbas.

O lançamento das atividades de suporte aos empreendedores ocorreu nesta semana, no gabinete do prefeito, onde estiveram presentes, além de Jarbas Mocelin, a secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; o secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Frederico Bernardi; o agente de crédito local da Fomento Paraná, Valdomiro da Cruz Júnior; e o assessor da SMCT, Guto Simião.

Como ter acesso
As linhas são concedidas para prestadores de serviços – preferencialmente micro, pequenas e médias empresas – sediadas no município, legalmente constituídas e estabelecidas no setor turístico. O primeiro passo é procurar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que dará todas as orientações sobre os requisitos do Fungetur, sendo um deles estar cadastrado no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo.

O empreendedor cadastrado recebe, inclusive, um certificado de adesão ao Cadastur, o que confere credibilidade ao estabelecimento. Realizado o cadastro, o empreendedor deverá procurar a unidade local da Fomento Paraná, instalada na Sala do Empreendedor de Quatro Barras, que integra a Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico. Lá, o agente de crédito dará todas as instruções para o acesso ao crédito, as opções de linhas vigentes, valores de financiamentos, encargos e prazos de carência. As linhas operam com montantes a partir de R$ 20 mil.

A secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, disse que a proposta é acelerar a retomada do setor turístico, através do acesso ao crédito que permite tanto investimentos estruturais nos empreendimentos, quanto financiar capital de giro para a manutenção e viabilização dos negócios. “Quatro Barras tem um potencial turístico que merece e deve ser valorizado a todo momento. Queremos dar suporte e auxílio para quem se dedica a esta atividade, fomentando seu crescimento, a geração de renda e trabalho dentro do setor”, comentou Adriana.

Onde procurar
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está localizada na Praça Raulino Alves Cordeiro, no Centro de Quatro Barras, próximo à Biblioteca Municipal. O telefone para contato é (41) 3671-8800, ramal 8850. Para contactar a unidade local da Fomento Paraná, basta se dirigir à Sala do Empreendedor, localizada na Praça 9 de Novembro, próximo ao Terminal Rodoviário. O contato é (41) 3671-8800, ramal 7816.