Vacinação contra Covid-19 passa a ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde

Publicado em: 18/02/2022 17:17 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

A partir desta terça-feira (22), grupos contemplados deverão procurar sua UBS de referência, conforme calendário de vacinação divulgado pela Secretaria de Saúde

A partir da próxima semana, a imunização contra a Covid-19 em Quatro Barras passa a ser realizada em novos locais. A aplicação das doses, que antes acontecia no sistema Drive Thru, no estacionamento da Secretaria Municipal de Educação, agora será descentralizada para as Unidades Básicas de Saúde, reduzindo assim as filas e o tempo de espera da população.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, ao identificar a data de vacinação - conforme o calendário divulgado pela Prefeitura - o morador deve se dirigir diretamente à Unidade de Saúde mais próxima do seu local de residência, portando documentos pessoais e a Carteirinha de Vacinação.

A medida apenas não se aplica à área rural, devido ao baixo coeficiente populacional e a probabilidade de descarte de doses, já que após abertos os frascos, a aplicação do imunizante deve ser realizada em curto período de tempo, conforme especificação do fabricante. A fim de preservar a validade das vacinas, a imunização de moradores da área rural será realizada na UBS da Sede, conforme chamamento dos grupos, sendo disponibilizado transporte gratuito através do Linhão da Saúde, de segunda a sexta-feira.

Vacinação infantil
A aplicação da vacina nas UBS também é válida para o público infantil, passando a vigorar já na próxima semana, conforme calendário de chamamento da Secretaria Municipal de Saúde. As doses para crianças, portanto, também terão dias e horários específicos nas UBS, que serão divulgados semanalmente. Para o público infantil, também ficam mantidas as orientações de estarem acompanhados por um responsável, portando documentos pessoais, Carteirinha de Vacinação e a declaração assinada pelos pais, que pode ser retirada na própria UBS.

A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, diz que a meta é reduzir o tempo de espera nas filas, facilitar o acesso dos moradores aos locais de imunização e, com isso, fazer avançar a cobertura vacinal da população contra a Covid-19.

Calendário
Os calendários de vacinação continuam a ser divulgados semanalmente nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura. Acompanhe o cronograma da próxima semana:

Dia 22/02 (terça-feira), das 10h às 15h:
- Repescagem de 1ª dose para adolescentes dos 12 aos 17 anos;
- 2ª dose para pessoas vacinadas com Coronavac até o dia 25/01/22.
- 2ª dose para pessoas vacinadas com Oxford/Astrazeneca até o dia 25/12/21.
- 2ª dose para pessoas vacinadas com Pfizer até o dia 01/02/22.
- 2ª dose para pessoas vacinadas com Janssen até o dia 25/12/21.

É importante apresentar o documento pessoal com foto e a Carteirinha de Vacinação. No caso dos adolescentes, é necessário estar acompanhado por um responsável, portando documento pessoal, Carteirinha de Vacinação e a declaração assinada pelos pais, que pode ser retirada na própria UBS.

Dia 24/02 (quinta-feira), das 10h às 15h:
- Repescagem de 1ª dose para crianças de 9 a 11 anos.

Além de estarem acompanhadas por um responsável, é necessário apresentar documento pessoal, Carteirinha de Vacinação e a declaração assinada pelos pais, que pode ser retirada na própria UBS.

Dia 25/02 (sexta-feira), das 10h às 15h:
- 3ª dose para pessoas vacinadas com a 2ª dose dos imunizantes Oxford/Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac até o dia 04/10/21.
- 4ª dose para imunossuprimidos vacinados com a 3ª dose há mais de 4 meses. Nestes casos, será necessária a apresentação de Carta Médica com o CID da doença.

Para ambos os grupos também é necessário apresentar o documento pessoal com foto e a Carteirinha de Vacinação.

Serviço: Mais informações, entre em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8870.