Evolução no ranking: Quatro Barras avança no Índice de Transparência do TCE

Publicado em: 04/02/2022 16:47 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Só em 2021 município evoluiu 21 posições no ranking das cidades, divulgado nesta semana pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR)

O município de Quatro Barras registrou um avanço importante no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), divulgado nesta semana pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). O Portal da Transparência da Prefeitura atingiu quase 90% da pontuação no índice, um resultado que fez o município avançar 21 colocações no ranking das cidades paranaenses, ficando à frente da média estadual, de 80,09%.

Em 2020, Quatro Barras figurava na 120ª posição, com 74,54%. Em 2021, a classificação passou para 99ª, com 89,82% na pontuação. O resultado, segundo informações da Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento, se deve a uma soma de fatores adotados no ano passado e que permitiram novas facilidades de acesso às informações, além de uma nova dinâmica de pesquisa.

Entre eles estão a implantação de um sistema de dados integrado ao Tribunal de Contas do Paraná; a reformulação do site oficial da Prefeitura, que hoje dispõe de novo layout possibilitando ao cidadão e aos órgãos de controle localizar informações, em média, com no máximo três cliques; e a criação de um menu próprio de acesso a informações atualizadas sobre a pandemia da Covid-19.

Outra ação decisiva para o avanço foi a implementação de um setor específico para monitorar e aprimorar a transparência da administração pública, além de um trabalho integrado de vários servidores municipais, das diversas áreas, na alimentação de dados e informações, que ocorre de forma permanente.

“Nosso objetivo é que estes números avancem permanentemente e que, principalmente, o portal de transparência ofereça todos os mecanismos e informações para uma gestão transparente e acessível a todos”, disse a secretária da pasta, Viviane Sautner Bernardi.

O prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, falou que os resultados de 2021 mostram o avanço do primeiro ano de governo no quesito transparência, e que são frutos do trabalho de muitos servidores. “Toda a gestão está engajada em fazer avançar os diversos setores, entre eles a transparência das ações e investimentos do governo. É assim que possibilitamos uma gestão democrática, participativa e de livre acesso à informação”, destacou Jarbas.

ITP
O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) foi desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR há três anos. Desde então, o indicador analisa a qualidade dos portais de transparência das 399 prefeituras do Paraná - um mecanismo que vem auxiliando os municípios na adoção de instrumentos para ampliar e facilitar o acesso à informação em seus portais.