Após imunizar crianças com deficiências, acamadas e com comorbidades, campanha chega ao público infantil geral, por ordem decrescente de idade. Imunizante estará disponível nas três principais Unidades de Saúde
A Prefeitura de Quatro Barras inicia nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27) a vacinação de crianças com 11 anos, contra a Covid-19. O imunizante estará disponível nas três principais Unidades de Saúde da cidade - na Sede, Jardim Menino Deus e Borda do Campo - das 13h30 às 16h.
Pais ou responsáveis, além de acompanhar a criança, deverão portar Cartão do SUS atualizado; Carteirinha de Vacinação e outros documentos da criança; comprovante de residência; documento de identificação pessoal e o termo de vacinação devidamente assinado, que está disponível nos pontos de imunização indicados às crianças.
Imunizantes
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, dois imunizantes serão utilizados para a vacinação do público infantil, que teve início já na segunda-feira (24) e terça-feira (25) com a imunização de crianças com deficiências, acamadas ou com comorbidades.
A este grupo vem sendo utilizado o imunizante pediátrico da Pfizer, que será aplicado em duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. Por ser destinado ao público infantil, a vacina tem especificidades como dosagem, composição, prazo de armazenagem, manejos para diluição e com orientação de insumos (seringas e agulhas) diferentes em relação ao imunizante para pessoas com mais de 12 anos.
O próprio frasco da vacina já apresenta diferenciais, como a tampa na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação, familiares ou responsáveis que irão acompanhar as crianças durante a imunização.
Ao grupo de crianças na faixa etária dos 11 anos, que são o público-alvo da campanha nesta quarta e quinta-feira, será utilizado o imunizante Coronavac, também aprovado pela Anvisa, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose.
A vacinação infantil é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Imunizações, além dos governos de cerca de 30 países, que já iniciaram a imunização em crianças, incluindo o Brasil.
Orientações
Se a criança teve Covid-19 recentemente será necessário aguardar um período mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou da testagem positiva para o vírus. Além disso, se a criança recebeu qualquer vacina nos últimos dias, os pais ou responsáveis deverão aguardar 15 dias para que ela possa ser imunizada contra o coronavírus.
A campanha de vacinação ao público infantil em Quatro Barras seguirá por ordem decrescente de idade, ou seja, de 11 para 5 anos, conforme o recebimento de novos lotes destinados pelo Governo do Estado.
Confira os locais de vacinação:
Unidade de Saúde da Sede
End. Rua Antônio Thomaz Bittencourt, 116, Centro.
Tel. (41) 3671-8800, ramais 8851 ou 8858
Unidade de Saúde do Jardim Menino Deus
End. Rua Carlos Sbrissia, 1230, Jd. Menino Deus.
Tel. (41) 3671-8800, ramais 7961 e 7659
Unidade de Saúde da Borda do Campo
End. Rua Valentin Andreatta, 1300, Pinheirinho.
Tel. (41) 3671-8800, ramais 7902 e 7704