Parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família garante um ponto de atendimento para o cadastro das famílias no CadÚnico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), porta de entrada para os programas sociais
A partir desta semana, os moradores da Borda do Campo, Santa Luzia, Pinheirinho, Jardim das Acácias e demais regiões do entorno já podem realizar seu cadastro junto ao SUAS – Sistema Único de Assistência Social na Subprefeitura Distrital da Borda do Campo.
Todas as quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 16h, a Subprefeitura terá um ponto de atendimento e cadastro do CadÚnico, através da parceria firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, que estende um braço de seu atendimento para um dos bairros mais populosos da cidade.
No local, os moradores poderão fazer o cadastro ou atualizar cadastros já existentes, além de receber orientações e informações sobre programas como o Auxílio Brasil, Programa Leite das Crianças, Carteira do Idoso (interestadual), Tarifa Social e Armazém da Família.
A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, disse que a meta é aproximar os serviços da população, facilitando o acesso aos programas. “Estamos iniciando este projeto com um dia na semana, mas mediante a demanda poderemos ampliá-lo. Queremos encurtar as distâncias e levar os serviços sociais cada vez mais próximos da comunidade”, disse a secretária, ao afirmar que a meta, no futuro, é instalar uma unidade do CRAS na Borda do Campo.
O superintendente da Subprefeitura, secretário Wagner Pertel dos Santos, falou da satisfação da nova parceria, que segundo ele, vai garantir a ampliação de mais serviços à comunidade. “Fiquei muito feliz com a incorporação deste ponto de atendimento do CadÚnico na Subprefeitura, o que irá agregar ainda mais na prestação de serviços aos moradores da região, especialmente as famílias mais carentes. É com este intuito, de ampliação de serviços, que estamos continuamente trabalhando”, disse ele.
O prefeito Loreno Tolardo falou que este é mais um passo entre outros que virão. “Nossa proposta é que as Subprefeituras sejam, de fato, pontos atuantes na prestação de serviços aos moradores, reduzindo deslocamentos, agilizando o atendimento, enfim, atuando como um braço importante do serviço público em regiões de grande índice populacional, a exemplo da Borda do Campo”, enfatizou.
A moradora do Santa Luzia, Rosinete Aparecida de Oliveira, 43 anos, buscou atendimento nesta quarta-feira (24) e aprovou a iniciativa. “Estou procurando os serviços sociais pela primeira vez e fiquei muito contente com a facilidade de acesso. Gostei do atendimento, da atenção e rapidez. Ficou ótimo”, comentou a moradora.
Outros serviços
Hoje a Subprefeitura da Borda do Campo já oferece um Posto Avançado da Agência do Trabalhador, com atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; um ponto de atendimento da Sala do Empreendedor, funcionando nos mesmos dias e horários; e serviços de Tributação todas as quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, inclusive com possibilidade de adesão ao Refis 2021 até o dia 20 de dezembro.
A unidade também coordena os serviços de infraestrutura, como manutenção de ruas, limpeza de galerias pluviais, serviços de poda de árvores, roçadas, jardinagem, remoção de entulhos, iluminação pública, entre outros; além de disponibilizar, via WhatsApp, um canal específico para sanar dúvidas ou para o envio de sugestões ou solicitações pelo número: (41) 99203-8565.
A sede da Suprefeitura está localizada na Rua Prefeito Domingos Mocelin Neto, nº 2600, no Santa Luzia. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações, entre em contato pelo telefone: (41) 3671-8822 ou pelo e-mail subbc@quatrobarras.pr.gov.br.