Em constante processo de evolução, abrigo de cães recebe acompanhamento técnico de órgãos fiscalizadores e ONGs

Publicado em: 04/11/2021 15:51 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Crédito: Bruno Stier

Imbuídas de garantir qualidade no cuidado e no tratamento de cães vítimas de maus tratos, Prefeitura e entidades somam forças para proporcionar saúde e bem-estar aos animais até que sejam adotados

Após se tornar fiel depositária de cães vítimas de maus tratos, recolhidos em ações de fiscalização realizadas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), órgão vinculado à Polícia Civil, a Prefeitura Municipal de Quatro Barras coordena o tratamento e o cuidado destes animais desde o mês de março deste ano.

Diante da importância do tema, um dos avanços nesta área foi a criação da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal, pasta vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, para fins orçamentários, e que hoje atua especificamente no atendimento e no trato dos cães que estão sob tutela do município até que o processo de adoção seja realizado.

Ao longo dos últimos meses, órgãos e entidades acompanham o processo evolutivo da parte estrutural do abrigo, melhorias e ações destinadas ao bem-estar animal. Na última sexta-feira (29), o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Dr. Fellipe José Gehr, realizou a segunda visita técnica ao abrigo, acompanhado pelo técnico do Centro de Apoio ao Meio Ambiente do MP, Ricardo Moraes Witzel, e da assessora jurídica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (CAOP-MAHU), Alessandra Galli Aprá, para realizar uma verificação técnica e acompanhar os parâmetros de evolução, medidas realizadas e as condições de tratamento oferecidas aos animais.

A visita também foi acompanhada pelo advogado e protetor membro da Comissão de Proteção Animal da OAB, José César Valeixo Neto; pela protetora da comissão, Adri Bieger; e pelo protetor local, Anderson Luiz Rodrigues da Silva.

O novo titular da pasta de Bem-Estar Animal, Flávio Skiba; a veterinária do Setor de Vigilância da Prefeitura, Juliana Dequeche; o médico veterinário e responsável técnico pelo abrigo, João Alexandre Alcântara; e a equipe do Setor de Vigilância, acompanharam as autoridades e protetores durante a visita técnica.

Com a visão de somar forças e estreitar parcerias para garantir um tratamento de qualidade aos cães, o secretário Flávio Skiba disse que a secretaria está de portas abertas para uma atuação integrada a favor dos animais.

"Estabelecer uma política efetiva voltada aos animais já era desde o início uma vontade do prefeito, que hoje culmina com todo o trabalho que vem sendo realizado. A criação de uma secretaria própria para este tema já indica o quanto a Prefeitura está determinada a trabalhar pelo bem-estar animal, atendendo animais de pequeno à grande porte. Queremos atuar de forma conjunta, com Ongs, protetores, sociedade, justamente por entendermos que este tema vai além da esfera pública, ele engloba desde políticas municipais às práticas diárias da sociedade, seja através da guarda responsável ou do combate ao abandono e aos maus tratos", disse Skiba.

O promotor de Justiça, Dr. Fellipe Gehr, agradeceu a receptividade e disse que o objetivo da visita foi acompanhar a evolução das melhorias, a execução das normas técnicas e também estreitar laços entre Ministério Público, Prefeitura e protetoras, além de gerar um novo relatório técnico sobre a parte estrutural e de manejo, que auxiliará o processo contínuo de melhorias realizadas no local.

Infraestrutura
Desde que assumiu a pasta em outubro, o secretário Flávio Skiba citou melhorias na parte estrutural dos canis, ações de limpeza, organização e conservação, além de projetos que serão executados já na sequência, como o credenciamento de protetores, a castração de animais que estão sob tutela destes protetores, e a operacionalização do Castramóvel, em conjunto com o Controle de Zoonoses.

Skiba falou sobre a integração de setores necessária para a condução do abrigo, que hoje congrega profissionais das secretarias de Bem-Estar Animal, Meio Ambiente, Infraestrutura e Saúde, já que além do atendimento veterinário, os animais também dependem de uma equipe diária de manejo e de profissionais que atuam na limpeza e conservação do espaço.

"É um trabalho de muitas mãos e setores, e certamente todos atuando com a proposta de fazer o melhor pelos animais. Estamos abertos para uma atuação integrada com as diversas entidades, Ongs, protetores, para que o melhor atendimento se estabeleça e para que possamos unir forças para outra etapa importante: a adoção destes cães para um novo lar", finalizou Skiba.

A protetora Adri Bieger destacou a importância desta atuação integrada que, segundo ela, só proporciona avanços no atendimento aos cães. "Hoje percebemos que realmente existe uma parceria, de forma transparente e com boas perspectivas de futuro. Nossa intenção é realmente ajudar, auxiliar nas demandas e somar forças para garantir as melhores condições aos animais", disse ela.

Adoção
Desde o mês de agosto, a Prefeitura vem realizando a Campanha de Adoção - Adote um AmiCão, que busca um novo lar e uma família para os animais. A campanha permanece aberta para pessoas interessadas. Basta agendar uma visita com a Secretaria Especial de Bem-Estar Animal.

Também será possível adotar um cãozinho ao longo da programação de aniversário do município, na próxima terça-feira (9), na Praça Raulino Alves Cordeiro. Se você tem condições e deseja ter um novo amigo, adote! Mais informações: (41) 3671-8800, ramal 7764.