• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Atentos às demandas sociais, integrantes da Conferência Municipal de Assistência Social discutem melhorias para a área

 

Publicado em: 08/09/2021 15:46 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Evento realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro lança o tema "Assistência Social:  direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades sociais e garantir proteção social"
    
Frente aos desafios atuais gerados e intensificados pela pandemia, a área social requer ainda mais atenção quanto à adoção de novas políticas públicas. Com a proposta de garantir avanços nesta área e estabelecer ações em conjunto com entidades e sociedade civil, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, realizaram nos dias 31 de agosto e 1º de setembro a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.
    
A conferência foi sediada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet, a fim de mobilizar o maior número de participantes. Para ampliar também a participação de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o evento também foi transmitido em pólos presenciais, como o CRAS da Praça CEU, o CREAS no Jardim Pinheiros, e o CMEI Tia Ceci no bairro Santa Luzia. 
    
Com base no tema "Assistência Social:  direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades sociais e garantir proteção social", a conferência teve como meta avaliar a Política Municipal de Assistência Social e definir diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS na esfera municipal. 

Abertura
A conferência foi aberta com a interpretação da canção "A Paz" (Heal de World), na voz da cantora Kimberlly Alieve, trazendo uma mensagem de esperança e união aos participantes do evento.  
    
Durante a abertura, o prefeito Loreno Tolardo falou da importância de reunir todos os segmentos para, de forma conjunta, consolidar novas políticas públicas para a área social. "Vivemos um momento em que este tema, que sempre foi essencial, tornou-se ainda mais urgente, frente aos agravos econômicos da pandemia. Queremos sim construir políticas públicas efetivas neste sentido, especialmente visando a autonomia e a dignidade das famílias", enfatizou o prefeito, ao fazer menção também às políticas públicas voltadas à geração de empregos.
    
Além do prefeito, também fizeram parte da mesa a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo; e a presidente do CMAS, Elaine Regina Kalinski; que destacaram a importância da conferência como espaço de reflexão e deliberação de novas propostas. 
    
Ieda citou os avanços obtidos nos 8 meses de gestão à frente da secretaria e deu as boas vindas as participantes. "Este é mais um marco para a política de assistência social. Vamos juntos somar forças para uma Quatro Barras mais justa e solidária", disse a secretária.

Propostas    
O evento teve sequência com a palestra ministrada pela psicóloga Andressa Pires Martins Santana, que discorreu sobre os desafios da conjuntura atual e sobre a importância da garantia de direitos. 
    
Divididos em grupos, representantes do setor, usuários e trabalhadores do SUAS, entidades, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil debateram sobre os cinco eixos temáticos da conferência. Ao fim dos trabalhos, cada grupo apresentou cinco propostas de ações para o município, uma proposta para o Estado e uma proposta para a União. 
    
Também foram eleitos os membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Assistência Social no biênio 2021/2023, e eleitos os delegados governamentais, titular e suplente, para representar Quatro Barras na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social.  

Acompanhe o resultado das votações:

Representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Assistência Social -  biênio 2021/2023 (conforme Resolução nº 12/2021):

Usuários do SUAS
Robson Nascimento Bicudo
Noemir Aparecida Alves Silva
Sirene Leão de Carvalho
Dayane Rocio de Jesus
Rita Cássia Mello

Trabalhador do SUAS
Patrícia de Fátima Vieira (CREAS)
Aliete Batista Dominguez (CRAS Leonor)
Elison Alberto Batista (CRAS CEU)

Entidades
Juliana Viechinieski Rodrigues (Ames – Associação das Mulheres Solidárias)
Nataly Beatriz Palma Contreras (Fundação Weis Scarpa)
Eduardo Moreira Carias (Casa de Passagem CERV)

Saiba também quem são os conselheiros governamentais indicados para biênio 2021/2023:

Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento
Titular:  Jucelene de Fatima Oliveira
Suplente:   Willian Luca Dominski

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família
Titular: Cristiane Teixeira de Souza
Suplente:  Elaine Regina Kalinski

Secretaria Municipal de Educação
Titular:   Elisabete Ap. Comin Paschoal
Suplente:   Carina Andreatta de Lara Brunatto

Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Cátia Henriques dos Santos
Suplente: Juliana Sautner

Delegado eleito para participar da XIII Conferência Estadual de Assistência Social:

Titular: Leonn Ricardo Silva
Suplente: Daniele de March