Defesa Civil, GM, Bombeiros e servidores participam de capacitação para uso de drone

Publicado em: 17/03/2020 15:04 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Uso de drone será essencial para prevenção, preparação e resposta em casos de emergência

Durante os dias 12 e 13 de março, a equipe da Defesa Civil de Quatro Barras, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e servidores de outras áreas da Prefeitura Municipal participaram da capacitação para uso de drone, ministrada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

As instruções foram dadas pelo piloto de aeronave remotamente pilotada, Wilson B. H. Alves. O curso compreendeu etapas teóricas e práticas, sendo voltado para o mapeamento de áreas afetadas em casos de desastre, áreas de risco e outras funções pertinentes a cada área de atuação dos participantes.

“Este curso é importante para que os municípios estejam capacitados para realizar ações de preparação e resposta em atividades de Defesa Civil, pois essa tecnologia facilita e minimiza o tempo de resposta à população afetada”, disse Wilson.

A coordenadora geral de Defesa Civil, Rosamaria Ferreira Duarte, avaliou a capacitação de forma bastante produtiva. "Com esta capacitação de RPA, como é conhecida, nossa equipe vai estar preparada para agir em situações de emergência e mapear as regiões afetadas com mais agilidade e precisão. Será uma ferramenta essencial para prevenção, preparação e resposta", contou Rosamaria.

Ela citou o exemplo dos temporais que atingiram Quatro Barras em maio do ano passado. Naquela ocasião, o mapeamento das áreas afetadas foi realizado integralmente à campo. "Foram 350 residências atingidas, em 8 bairros. Levamos  três dias para mapear todas as regiões, ruas e casas afetadas. Com o RPA/drone,  faríamos isso em tempo real", destacou.