Missa da Paz mantém tradição que já dura 74 anos

Publicado em: 02/05/2024 17:00 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Quarta-feira ensolarada foi um convite à missa campal, do alto do cume do Morro Samambaia

A cada passo dos visitantes, uma alegria a mais pelas paisagens avistadas nesta quarta-feira (1º de maio), na trilha que leva ao cume do Morro Samambaia, no Parque Estadual da Serra da Baitaca. A quarta-feira ensolarada foi um convite a mais para o público que compareceu à tradicional Missa da Paz, em Quatro Barras, celebrada pelo padre Carlos Silva, da Paróquia São Sebastião.

O evento que é organizado pela paróquia, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Instituto Água e Terra (IAT), já acontece há 74 anos – desde a década de 50, quando moradores da região, em grande parte imigrantes, oravam pela paz em um momento de pós guerra.

“É uma oportunidade de estarmos orando pela paz, caminhando juntos, buscando o bem. Já naquela época as pessoas rezavam pela paz no mundo e hoje, mais do que nunca, também precisamos dela”, disse o padre.

Durante a missa, ele também dirigiu intenções às pessoas que possuem um emprego e àquelas que estão em busca de trabalho. A missa teve seu término por volta das 11h.

A secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, destacou a importância histórica do evento, que perdura até hoje. “A Missa da Paz é uma tradição iniciada pelos pioneiros, nossos avós, e que se mantém até hoje, reunindo inclusive novas gerações. É uma celebração muito bonita, em que todos almejam e rezam pela paz”, enfatizou ela, ao ressaltar a junção de esforços entre todas a entidades envolvidas na organização do evento.

UNIÃO – A cada ano, a tradição mantida pela paróquia e pela comunidade mobiliza entidades e setores. Desde a preparação do evento até o seu término, vários órgãos unem forças para viabilizar o evento, entre eles a paróquia, a Prefeitura de Quatro Barras (secretarias de Cultura e Turismo; Meio Ambiente; Ordem Pública e Segurança /Guarda Municipal; Saúde; e Infraestrutura); IAT, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outras entidades parceiras.