Janeiro Branco convida você a cuidar de sua saúde mental

Publicado em: 13/01/2020 16:19 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Janeiro Branco convida você a cuidar de sua saúde mental

A ação visa à prevenção e tratamento de adoecimentos em funções psicológicas, sentimentais, relacionais e comportamentais

O mês de janeiro é um período em que promessas e objetivos são propostos com a mudança de ano. É, portanto, época propensa à reflexão sobre relações sociais, comportamentos e novas aspirações. Foi seguindo essa ideia que surgiu o Janeiro Branco, comprometido com os cuidados da saúde mental humana.

A campanha convida as pessoas a repensarem suas vidas e a qualidade de seus relacionamentos, proporcionando, assim, o autoconhecimento. Orientando sobre a importância da valorização da saúde emocional e da subjetividade humana, a ação visa à prevenção e tratamento de adoecimentos em funções psicológicas, sentimentais, relacionais e comportamentais.

Políticas públicas que valorizem e atendam os aspectos pertinentes à saúde mental humana são fundamentais para a prevenção e tratamento das doenças.

Hoje, em Quatro Barras, 265 pacientes acometidos por problemas de saúde mental são atendidos regularmente pelas Unidades Básicas de Saúde do município. Outros 50 frequentam a unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), localizado em anexo ao prédio da Unidade de Saúde Itapira.

As principais doenças relacionadas à saúde mental são ansiedade, dependência química, depressão e transtornos psicóticos, como esquizofrenia. Situações cotidianas, como perda de emprego e instabilidade socioeconômica, são capazes de desencadear esses problemas.

Segundo recomendação da terapeuta ocupacional do CAPS de Quatro Barras, Eneli Reis, uma boa preservação da saúde mental pode ser alcançada por meio de relacionamentos saudáveis, da prática constante de atividades físicas e da prevenção de fatores estressantes. “Uma das coisas que nós mais pregamos é a resiliência, que é saber lidar com frustrações e buscar o lado positivo da resolução dos problemas”, explica a terapeuta.

Antes do atendimento pela instituição, é necessário o comparecimento em uma unidade de saúde para avaliação médica dos sintomas. Os graus de risco em saúde mental são pontuados por uma ficha técnica de estratificação, tratando os casos nas próprias unidades ou encaminhando os pacientes ao CAPS.

Cuide de sua saúde mental. Afinal, quem cuida da mente, cuida da vida!