Com o espaço todo revitalizado, Casa da Cultura é reaberta ao público

Publicado em: 12/07/2018 18:15 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Com o espaço todo revitalizado, Casa da Cultura é reaberta ao público

Oficinas gratuitas de violão, desenho e pintura, e história em quadrinhos reiniciam em agosto

Apresentações da Banda Municipal de Quatro Barras e das oficinas de violão e coral deram as boas vindas ao público durante a reabertura da Casa da Cultura realizada nesta segunda-feira (9). Nas últimas semanas, o espaço foi todo revitalizado, com melhorias no telhado, novos pisos e pintura, tudo para receber as crianças e jovens que semanalmente frequentam a casa.

A demonstração dos alunos nas apresentações musicais mostra a linha evolutiva de cada um ao fazer uso de instrumentos como trompetes, trompas, eufônios e tumbas, em melodias que passaram do clássico ao contemporâneo.

Musicalidade também nas cordas do violão e nas vozes das integrantes do coral. "Eu adoro a música. Comecei com as aulas de violão e há poucos meses passei a cantar no coral de vozes. Nesta oportunidade percebi que nunca é tarde para aprender", disse a moradora da Colônia Maria José e terapeuta, Neusa Maria Antunes, de 64 anos. "Quatro Barras está de parabéns, incentivando a cultura em todas as faixas etárias", destacou.

A moradora da Borda do Campo, Zulmira Maia de Baptista, também contou como as aulas de violão fazem bem ao neto João Guilherme, de 9 anos. "A música desenvolve muito e estimula a criança a fazer outras coisas e não só ficar em frente à tv ou do videogame. São só pontos positivos", contou a avó.

A secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Gomes Andreatta, deu as boas vindas ao público durante a reabertura da Casa da Cultura. Ela falou sobre a motivação de toda a equipe ao ver os resultados dos projetos culturais na vida de tantas pessoas. "Ficamos cada vez mais entusiasmados e felizes de ver a cultura avançar das mais diversas formas, seja através dos projetos, dos espetáculos, dos novos investimentos", destacou. Ela também agradeceu aos professores pela dedicação nas aulas.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) também fez questão de acompanhar a reinauguração. Ele agradeceu especialmente aos funcionários da Infraestrutura pela dedicação e zelo com a reforma da Casa da Cultura. "Sei que vocês fizeram com muito carinho porque este espaço é para a comunidade, para nossas crianças e jovens", disse o prefeito.

Lara lembrou que o orçamento da Cultura passou de R$ 30 mil para R$ 300 mil, de 2017 para 2018, um aumento de dez vezes. "Isso demonstra o quanto valorizamos a cultura e damos importância à formação das novas gerações. Temos outros grandes projetos futuros para este setor como a construção de um Teatro Municipal e do CEU das Artes no Santa Luzia, este já em vias de execução", afirmou.

Inscrições
Os projetos culturais retornam no início de agosto. Para participar, basta entrar em contato com a Casa da Cultura pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7873. Entre as opções estão os projetos de violão, desenho e pintura, e história em quadrinhos. A oficina de coral também será reaberta, mas com aulas no Auditório Maria Trindade, na antiga Secretaria de Educação.