QB_ON!, o programa de Wi-Fi gratuito da Prefeitura, é ampliado e conecta usuários do PA 24h e Agência do Trabalhador

Publicado em: 25/03/2024 14:37 | Fonte/Agência: SMTIC / PMQB

Conceito de “Smart City” presente em locais públicos e em ônibus com tarifa zero de Quatro Barras foi recentemente avaliado pela população e obteve 95

Lançado em caráter experimental em outubro do ano passado, o inovador projeto QB_ON! – uma iniciativa da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMTIC) - nasceu com o propósito de oferecer Internet gratuita em todos os veículos que operam as linhas do Joião –programa de transporte coletivo gratuito de Quatro Barras - e também em locais públicos estratégicos da cidade. Na última semana, a rede já presente nas praças Raulino Alves Cordeiro (Centro), CEU das Artes Rodrigo Knapik Ribeiro (Jd. Menino Deus) e Daniel Mocelin (Borda do Campo) foi ampliada. Desta vez, a conexão sem custo chegou até o Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24h) e a Agência do Trabalhador, no Centro de Quatro Barras.

No PA 24h, por exemplo, o recurso torna mais prática a vida de quem precisa fazer uma ligação ou trocar mensagens com alguém atualizando sobre o seu próprio estado de saúde, ou mesmo acompanhantes de pacientes que necessitam interagir com outras pessoas remotamente. “Foi um grande avanço para o município, especialmente para os nossos pacientes. A conexão gratuita à Internet facilita a comunicação deles com familiares”, atesta Juliana Sautner, diretora do PA 24h.

A modernidade também auxilia os trabalhadores de Quatro Barras, conforme explica Anderson Alves, gerente da Agência do Trabalhador, no Centro de Quatro Barras. “No atendimento a quem busca uma vaga de emprego, a apresentação da carteira de trabalho digital é essencial. Muitas pessoas tinham dificuldade de baixar o documento na hora, mas com o QB_ON! isso não é mais problema”, diz.

É o caso do trabalhador Bruno Faria Batista, morador do bairro Colônia Maria José. “Vim até a agência em busca de uma oportunidade de emprego e esqueci de trazer minha carteira de trabalho. Mas, com o QB_ON!, consegui baixar na hora a versão digital. Facilitou demais para mim”, comemora.

SMART CITY – Fernando Cunha, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Quatro Barras, lembra que o conceito das “Smart Cities” (Cidades Inteligentes), está em alta ao redor do mundo e, segundo ele, esta é uma tendência irreversível. “Com o QB_ON!, nossa cidade já ingressou nessa era. Um dos principais requisitos para uma Smart City é a conectividade. Somos pioneiros na Grande Curitiba, entre municípios do nosso porte, ao implementarmos uma política pública que favorece a criação de infraestrutura tecnológica interligando cidadãos, poder público e iniciativa privada”, analisa.

TECNOLOGIA EMBARCADA – O QB_ON! está presente também em todas as linhas do Joião – programa de transporte coletivo gratuito de Quatro Barras. O objetivo é servir pessoas como Suzineia Cristina, moradora de Borda do Campo. Ela utiliza o serviço e diariamente se desloca pela cidade. Enquanto percorre seu trajeto, de dentro do próprio ônibus ela aproveita para organizar sua vida. “Uso WhatsApp, converso com quem tenho que conversar, acesso redes sociais. Não preciso nem gastar crédito do celular”, afirma.

APROVAÇÃO – Ao longo dos meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMTIC), disponibilizou um totem de avaliação para os usuários do QB_ON! no hall de entrada da sede do Poder Executivo municipal. A intenção foi medir o nível de satisfação do serviço junto aos seus usuários. Foram centenas de interações. Para cada resposta, além da nota, o participante poderia fazer comentários sobre a iniciativa. Na média, a avaliação ficou em 9,5. A maioria das observações fez referência à necessidade de maior abrangência do sistema, com sua ampliação e cobertura para várias localidades do município.

ALTA PERFORMANCE – Com exceção das praças em que está presente - cuja infraestrutura é de responsabilidade do provedor Innon, parceiro no projeto a custo zero para o município - toda a rede QB_ON! disponível nos ônibus, no PA 24h e na Agência do Trabalhador é resultado de um minucioso trabalho da equipe do Departamento de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Quatro Barras, vinculado à SMTIC. Com tecnologia de ponta, logo que foi anunciada, a proposta virou conteúdo até na RPC / TV Globo.

QB_ON! - Conexão ao alcance de todos. Foi com esse slogan que a Prefeitura de Quatro Barras lançou em outubro de 2023 a iniciativa que oferece Internet gratuita em todos os veículos que operam o Joião e também nas principais praças da cidade. Durante o anúncio do serviço, o prefeito Loreno Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin, juntamente com o empresário Eduardo Carvalho, representante da empresa Innon – parceira do projeto – e o titular da SMTIC, Fernando Cunha, formalizaram a assinatura de um termo de cooperação técnica.