• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras realiza mutirão contra a dengue; colaboração de todos é essencial

 

Publicado em: 12/03/2024 11:36 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

No último sábado (09), Quatro Barras promoveu uma ampla força-tarefa no combate à dengue, com engajamento e união de vários servidores. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, liderou o "Mutirão Quatro Barras Contra a Dengue", uma iniciativa que reuniu mais de 40 profissionais da Saúde, incluindo agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde.

O objetivo principal dessa mobilização foi conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater a dengue. Com pontos estratégicos espalhados pela cidade, a campanha alcançou diversas famílias, levando informações cruciais sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Medidas enfatizadas durante a campanha:

Eliminação de criadouros: A população foi orientada a eliminar qualquer recipiente que pudesse acumular água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas.

Manutenção de caixas d'água: Foi ressaltada a importância de manter as caixas d'água bem fechadas para evitar a entrada do mosquito.

Uso de repelentes: Recomendou-se o uso de repelentes durante o dia e ao entardecer, especialmente em áreas com maior risco de proliferação do mosquito. Pacientes com suspeita ou confirmação da doença foram aconselhados a utilizar repelentes nos primeiros 7 dias.

Limpeza de ralos: Telas em ralos e tampas de vasos sanitários foram destacadas como medidas importantes para evitar a entrada do mosquito.

Fechamento de lixeiras: A campanha incentivou a manutenção das lixeiras tampadas para evitar a proliferação do mosquito.

Além disso, a população foi instruída sobre os sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.

A iniciativa recebeu grande apoio da comunidade, demonstrando que, juntos, é possível combater eficazmente a propagação da dengue e proteger a saúde de todos.