Quatro Barras lança programação do Mês do Meio Ambiente

Publicado em: 06/06/2017 15:30

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Quatro Barras organizou um extenso cronograma de atividades ao longo de todo o mês de junho. Serão dezenas de ações que visam conscientizar a população para as boas práticas ambientais. Serão ofertadas oficinas, teatro, feira de adoção de filhotes, concurso de desenho e distribuição de mudas e brindes.

O secretário da pasta, Ezequiel Zatoni Mocelin, junto com a equipe técnica, programou as ações com foco na conscientização. “O meio ambiente é antes de tudo, um direito e também um dever de cada um. Devemos buscar práticas ambientais que resultem num menor impacto seja na nossa casa, empresa ou na cidade. É natural que o crescimento urbano traga algumas demandas”, diz Ezequiel.

O secretário ressalta que é nesse sentido que as políticas públicas de saneamento, coleta de resíduos sólidos e recicláveis deve ser acompanhada por uma conscientização da população.

No mês do meio ambiente está previsto mutirão para limpeza de rios e córregos, além de palestra sobre compostagem e produção de alimentos orgânicos. Está na programação uma feira de adoção de filhotes e palestra sobre a posse responsável de animais domésticos, como cães, gatos e cavalos. Todas essas ações tem como objetivo melhorar os ambientes urbanos e criar hábitos de consumo sustentáveis.

Além disso, já estão sendo realizadas palestras sobre a prevenção de desastres ambientais, teatro educativo, oficinas sobre a correta destinação de lixo doméstico, reciclável, hospitalar e industrial. Haverá coleta de resíduos especiais como lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos e remédios vencidos.

Segundo o engenheiro ambiental, Fernando Bunn, a sustentabilidade está ligada diretamente à conscientização do consumo. “A busca pelo desenvolvimento sustentável é algo primordial para as empresas atualmente.  São demandas que vem ao encontro dos anseios da sociedade, além de ser cada dia mais uma exigência das leis ambientais. Nós, nas fiscalizações, observamos todas essas questões”, salientou o engenheiro.

Vale lembrar que todas as ações desenvolvidas terão custo zero para a Prefeitura. Serão muitos voluntários, estagiários e profissionais de carreira, além de parcerias com a iniciativa privada que irão garantir todas as ações do Mês do Meio Ambiente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3671-8879 ou nas páginas oficias do Facebook e site da Prefeitura Municipal.