Projeto da Defesa Civil de Quatro Barras é premiado mais uma vez

Publicado em: 09/12/2019 09:01 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Projeto da Defesa Civil de Quatro Barras é premiado mais uma vez

Divulgação

O projeto Ensinar para Proteger, realizado pela Defesa Civil Municipal de Quatro Barras em parceria com a Escola Municipal João Curupaná da Silva, foi premiado na campanha #AprenderParaPrevenir. A premiação trouxe para o município um pluviômetro, utilizado para recolher e medir a quantidade milimétrica de chuvas em determinadas localidades.

Promovida pelo Cemaden Educação, ligado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a campanha tem como objetivo e temática a redução de riscos de desastres, propondo a percepção de mudanças climáticas em áreas suscetíveis por meio de propostas e atitudes educativas. A ação também atentou-se ao fato do Brasil ser um dos países mais atingidos por inundações, enchentes e deslizamentos de encostas.

O projeto quatro-barrense consistiu na conscientização de crianças sobre os riscos ambientais e na garantia de segurança dos alunos nos locais em que vivem, estendendo a educação para familiares e vizinhos. Valores como solidariedade e cidadania fundamentaram a proposta.

Dentre as atividades realizadas pelos alunos em dependências públicas destacaram-se a verificação e troca de extintores vencidos ou danificados, o treinamento para uso de equipamentos de combate de incêndio por profissionais da educação e a instalação de corrimão e de placas de saída de emergência.

A participação na campanha envolveu escolas de ensino básico, órgãos de defesa civil e universidades de todo o país. As inscrições e méritos avaliados para participação foram específicos e criteriosos, considerando, além de documentação e adequação temática, interdisciplinaridade do projeto, ações educativas, envolvimento da comunidade escolar e as intenções para continuidade e ampliação do projeto.