• (41) 3671-8800
  • Seg. à Sex. 8h00 às 12h e 13h30 às 17h30

Prefeitura e Sanepar assinam termo de cooperação para elaboração do projeto do Parque Linear do Timbú

 

Publicado em: 15/03/2017 09:06

Whatsapp

 

Quatro Barras e Sanepar formalizaram na manhã de ontem (14) o primeiro passo para a implantação do Parque Linear do Timbú. O prefeito Angelo Andreatta (Lara) e o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da companhia, Glauco Requião, assinaram o termo de cooperação para elaboração do projeto. 

"Um parque desta proporção reflete na vida de todas as pessoas, inclusive para quem mora nas regiões de entorno. Hoje estou muito feliz e com a certeza de que, com esta equipe engajada, vamos avançar e fazer o parque acontecer", disse Lara.   

O Parque Linear do Timbú consiste num projeto de recuperação ambiental na extensa área verde que liga a região central do município ao bairro Jardim Menino Deus. Sua principal proposta é a recuperação da qualidade hídrica do Rio Timbú, além de dispor de um complexo que incentive a educação ambiental, com áreas de caminhada, pedalada, espaços de lazer e uma arena aberta multieventos, para a promoção de atividades culturais e, principalmente, educativas.   

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, valorizou a iniciativa e lembrou a visita do prefeito no início do ano à companhia, para apresentar o projeto inicial do parque. "Quando eu e o presidente Mounir recebemos o prefeito Lara, o vice e os vereadores foi uma satisfação ver a preocupação desses agentes políticos com a questão ambiental. Foi com esse espírito e visão que naquela data assinamos o protocolo de intenções e hoje formalizamos este termo de compromisso", afirmou Glauco.    

Segundo ele, o apoio da Prefeitura, dos vereadores e, sobretudo, da sociedade será determinante para a existência e a manutenção do parque. O diretor também ressaltou como a participação individual de cada morador é importante para garantir a qualidade da água que consumimos.    

"Uma ação responsável ligando o esgoto da casa à rede da Sanepar vai sim melhorar a qualidade hídrica de toda a Região Metropolitana. Os parques precisam chamar a atenção para essas questões. O Timbú é essencial para a Represa do Iraí. Um projeto desta natureza é mais importante que qualquer obra, porque ele reforça a conscientização ambiental", disse.

Próximos passos    

O consultor estratégico da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, professor Joaquim Severino, que acompanha todas as reuniões sobre o parque, afirmou que em 120 dias Prefeitura e Sanepar já terão a versão preliminar do projeto. Ele defende quatro pilares essenciais para sua viabilização: uma parceria responsável, o maior benefício (ambiental e social), com o menor prazo e o menor  custo. "Hoje temos uma demonstração de que todos aqui almejam por isso", destacou.     

Lara disse que a implantação do parque é um sonho muito almejado, e que juntamente com a parceria do Governo do Estado e da Sanepar, que não estão medindo esforços, uma sólida parceria se viabiliza a partir de agora.