Escola Especial Joanna Valache abre o 2º Circuito Paranaense de Golf-7

Publicado em: 15/08/2018 17:18 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Escola Especial Joanna Valache abre o 2º Circuito Paranaense de Golf-7

Modalidade vem transformando a vida de alunos com necessidades especiais. Esporte cresce e os benefícios com a aprendizagem também

Há 6 anos o Golf-7 entrou na vida dos alunos da Escola Especial Joanna Valache, em Quatro Barras. De lá para cá muita coisa mudou. Acreditar no esporte, treinar, viajar e competir não foram em vão. Há um ano, resultado desta participação intensiva, a escola recebeu sua própria quadra de Golf-7, estimulando a prática desta modalidade adaptada para portadores de necessidades especiais.

Nesta quarta-feira (15), pelo segundo ano consecutivo, a escola sediou a abertura do Circuito Paranaense de Golf-7 realizado pela Federação Paranaense e Catarinense de Golf-7.

Ao abrir o evento ontem, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) falou sobre o significado da inclusão e da satisfação de ver os alunos e a escola especial mobilizados através do esporte. "É um trabalho maravilhoso. Estou muito feliz de ver os avanços da escola, as melhorias e principalmente a adesão dos nossos alunos nesse esporte que só traz benefícios", disse Lara.

O prefeito ainda agradeceu à professora Izabel Kulevicz, que abraçou o projeto em 2012 com apenas dois alunos, plantando uma semente para a prática esportiva que se perpetuou até hoje. "Descobrimos que o Golf-7 traz muito mais que medalhas ou premiações. Ele traz aprendizado, contatos, interações. Uma troca muito positiva entre alunos e escolas", contou Izabel.

A abertura do 2º Circuito Paranaense contou com a presença do presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golf-7, Sakae Tamura; da idealizadora do Golf-7 no Paraná, Fátima Alves da Cruz; da secretária de Educação, Leila Busnardo Dolato; e da diretora da escola, Janaine Ferrarini Zanetti; além de vereadores, secretários municipais, alunos convidados e equipes das escolas participantes.

Ao todo foram 80 alunos de 10 escolas: Joanna Valache, de Quatro Barras; Joani Velozo Araujo, de Adrianópolis; Maria Clara da Gama, de Campina Grande do Sul; Luz do Meu Caminho, de Bocaiúva do Sul; Rodolfo Bescorovaine e Elis de Fátima Zem, de Pinhais; Cristiane Pampuch e Antonio Carlos Gabardo, de Piraquara; Escola Primavera, de Curitiba; e a APAE Costeira, de São José dos Pinhais. Os primeiros colocados nas competições agora seguem para as próximas etapas do circuito.