Cursos profissionalizantes estão preparando profissionais para o mercado de trabalho

Publicado em: 29/06/2018 08:45 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Parceria entre Sala do Empreendedor e SENAI traz estrutura com cursos gratuitos de panificação, costura e instalações elétricas

Investir na qualificação profissional é o primeiro passo para ampliar a geração de empregos. É seguindo esta filosofia que a Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico - e Sala do Empreendedor - em parceria com o SENAI estão oferecendo cursos gratuitos nas áreas de panificação, corte e costura, e instalações elétricas.

Para isso, um complexo profissionalizante foi montado próximo à Sala do Empreendedor, ao lado da Praça 9 de Novembro. São duas carretas, trailer e containers, todos equipados com materiais e estrutura para as aulas teóricas e práticas.

Uma oportunidade sem igual para a moradora dos Jardim das Acácias, Cleonice da Silva Braga, de 59 anos. Ela está cursando as aulas de costura e tem uma meta bem definida: quer um emprego numa das empresas da região. "É uma oportunidade maravilhosa. Estou impressionada com essa estrutura, com o curso, com tudo", contou animada.

A moradora do Orestes Thá, Glória Maria dos Santos de Lima, de 45, também está entusiasmada. "Estou gostando demais. Não tinha esse conhecimento profissional da panificação e quero fazer disso um negócio, gerar renda para mim e para minha família", disse Glória, que pretende investir na produção de kits para festas.

Satisfeito com a adesão da comunidade, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) falou sobre a importância da qualificação para conquistar uma vaga no mercado de trabalho e para empreender. "É onde tudo começa. É através da capacitação que novos negócios surgem e as portas do mercado se abrem, ampliando a renda das famílias, o poder de compra e a qualidade de vida. Estou muito feliz por esta parceria tão promissora com o SENAI, que está beneficiando nossa população", afirmou o prefeito.

O secretário da pasta, Marco Aurélio Bürkner, e o gerente do SENAI de Pinhais/Quatro Barras, Marcos Marcondes acompanharam as aulas nesta segunda-feira (25). Os cursos terão duração de um mês, totalizando 80 horas/aula.