Copinha do Mundo promove integração entre escolas

Publicado em: 05/06/2018 08:00 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Copinha do Mundo promove integração entre escolas

Festival começou nesta segunda-feira (4) e segue o até o final de junho, reunindo mais de 300 alunos das seis escolas municipais

A Copa do Mundo está chegando e mesmo antes da bola rolar, o assunto já inspira as crianças de Quatro Barras. Além de trabalhar o tema em sala de aula, os alunos da rede municipal estão participando de um novo desafio: uma Copinha Mundial entre escolas para integrar e aproximar crianças de diferentes bairros.

A iniciativa foi da Coordenação de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação. As seis escolas municipais - Devanira Ferreira Alves, Izair Lago, João Curupaná, Rui Valdir Pereira Kern, Tancredo Neves e Ernesto Milani - participaram de um sorteio para definir a tabela dos jogos.

Segundo o coordenador pedagógico de Educação Física da Secretaria, Lucas dos Reis Moreira, cerca de 300 alunos participam da Copinha, todos com idade entre 7 e 10 anos. "Além de pesquisar os países participantes e as diferentes culturas em sala, a Copinha traz esta atividade prática entre as crianças, que é um momento de integração importante através do esporte", destacou Lucas.

Os jogos acontecem todas as segundas e sempre em uma escola diferente. Essa interatividade é um dos benefícios do projeto, de acordo com a secretária de Educação, Leila Busnardo Dolato. "Neste projeto, teoria e prática se complementam. Além dos benefícios físicos com a prática esportiva, os jogos incentivam o trabalho em equipe, ensinam a ganhar e principalmente a perder, e trazem uma interação muito sadia entre crianças que não teriam tanto contato", afirmou Leila.

A final da Copinha está programada para o dia 30 de junho e todos os alunos participantes receberão medalhas.