Conferência enfatiza importância da informação no combate às drogas

Publicado em: 24/04/2018 10:02 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Conferência enfatiza importância da informação no combate às drogas

Lideranças discutem novas propostas voltadas à prevenção e ao combate às drogas

Quatro Barras sediou na última terça-feira (17) a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas - um evento para debater e planejar novas ações ligadas à orientação e prevenção do tema.

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMUD) e trouxe uma programação diversificada, estimulando o debate e a formulação de novas propostas.

A palestrante Diana de Lima e Silva, presidente do Conselho Estadual, atribuiu à informação a principal ferramenta de prevenção e disse que um resultado efetivo só pode ser alcançado com o engajamento de todos. "A prevenção se dá através da informação, da orientação. É importante falar sobre os fatores de risco, das consequências, das medidas de proteção. Não adianta discutir entre quatro paredes, é na prática que a prevenção acontece, nas escolas, nas praças, nas ruas", disse Diana.

Também estiveram presentes o prefeito Angelo Andreatta (Lara) e o presidente do COMUD, Marcelo Fortunato, além de conselheiros, vereadores e lideranças locais. Lara disse que ações voltadas à cultura, ao esporte, à educação e à geração de empregos são importantes aliados no combate às drogas, e que a palavra de ordem deve ser oportunidade.

"Temos que ampliar e falar das oportunidades, de aprendizado, de trabalho. É nisso que temos que dedicar nossos esforços continuamente. Hoje o município está estimulando o empreendedorismo, oferecendo capacitação, orientando como comercializar, para fomentar atividades, novos negócios e o desenvolvimento de talentos", destacou Lara.

O evento ainda contou com a apresentação do grupo RAP in Cristo; a palestra com o coordenador regional do Programa Amor Exigente, Mauro de Oliveira; e a homologação dos novos conselheiros. Segundo os organizadores, as políticas voltadas à prevenção devem ser constantes e aliar todos os segmentos da sociedade.