Mesmo sem casos confirmados, Quatro Barras reforça campanha contra a Dengue

Publicado em: 20/02/2024 15:53 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

As condições climáticas trazidas pelas chuvas e a recorrência de altas temperaturas formam o ambiente ideal para o aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Essa combinação de fatores e o alerta de milhares de registros em todo o Paraná preocupam as equipes da Vigilância Ambiental, departamento inserido na Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Quatro Barras.

Diante deste cenário, a Prefeitura de Quatro Barras vem intensificando o monitoramento de focos do mosquito. Agentes de Endemias realizam vistorias constantes nas armadilhas instaladas em pontos estratégicos no município e visitas periódicas nas residências para orientação, destruição de criadouros e pesquisas larvárias para análise em laboratório.

SINTOMAS - Além de dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, a Dengue pode causar outros sintomas como sonolência, irritabilidade e confusão mental.

AUTOMEDICAÇÃO – Diante de suspeita de Dengue, medicamentos com efeito analgésico e antitérmico, como aspirina, por exemplo, jamais devem ser utilizados. Eles podem afetar a coagulação de pacientes com o vírus, o que leva ao aumento do risco de sangramentos e ao agravamento da doença.

ATENDIMENTO – Pessoas que apresentarem os sintomas da doença devem procurar atendimento médico na sua Unidade de Saúde de referência ou, conforme o horário, na UPA 24 horas. Após medicado, o paciente é encaminhado para o Departamento de Vigilância, para realização de exames relacionados à doença, o que permite agilizar o monitoramento das áreas mais suscetíveis à proliferação do mosquito.

INFORMAÇÕES – Para manter a população situada e sanar dúvidas, a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, criou um canal exclusivo que pode ser acessado pela comunidade de diferentes maneiras:

- Fone: (41) 3671-8800 – Ramais: 1919 / 1900
- WhatsApp: (41) 99649-0263
- Instagram / Facebook: quatrobarrascontradengue

Veja como é possível auxiliar no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya:

- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;
- Encha de areia até as bordas os pratinhos dos vasos de plantas;
- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
- Não deixe pneus com acúmulo de água;
- Mantenha as lixeiras bem fechadas. Não jogue lixo em terrenos baldios.