• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Engajada em ações ambientais, Quatro Barras é uma das 5 cidades a receber o Selo Clima Paraná

 

Publicado em: 20/12/2023 12:14 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Prêmio concedido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável traz reconhecimento a municípios que buscam reduzir a emissão de carbono e combater as mudanças climáticas

As mudanças climáticas e seus efeitos em todo o planeta vêm ocupando especialistas ao redor do mundo há décadas e hoje ainda mais, frente à sucessão de fenômenos naturais que abalam as regiões do globo. O tema não é apenas atual, mas de extrema importância. Algumas cidades paranaenses já estão atentas ao tema e vem colocando em prática medidas voltadas à redução da emissão de carbono.

Quatro Barras é uma delas. A cidade foi premiada recentemente com o Selo Clima Paraná, uma premiação instituída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, que reconhece e valoriza boas práticas de gestões que decidem, voluntariamente, medir, divulgar e reduzir sua pegada de carbono para combater as mudanças no clima.

Apenas 5 cidades no território paranaense foram contempladas, em meio aos 399 municípios do Estado. Além do fato de compor este seleto grupo, outra questão merece destaque: Quatro Barras foi premiada na categoria “A” - Mercado Interno, uma das mais expressivas em meio à premiação.

“É uma honra ter este reconhecimento frente à uma temática tão importante quanto esta. Somos agraciados por viver em uma cidade preservada, que busca crescer de forma harmônica com este rico potencial e que está engada em ações ambientais. Quero agradecer a toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente pelo belo trabalho que vem desenvolvendo”, disse o prefeito Loreno Bernardo Tolardo.  

CRITÉRIOS – O Selo Clima Paraná avalia uma série de requisitos e ações que os municípios voluntariamente vêm adotando. 

Em Quatro Barras, a combinação de projetos que conciliam educação ambiental e ações práticas junto às comunidades foi um dos pontos de destaque. 

Criadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciativas como o Projeto EcoÓleo, que busca a correta destinação do óleo de cozinha usado - um dos produtos mais poluentes ao meio ambiente - e o Projeto Fiscal Joinha Mirim, que estimula as crianças a serem “fiscais” a favor do meio ambiente - incentivando na escola e nas suas comunidades hábitos conscientes - foram pontos importantes para a premiação.

O apoio e incentivo à produção orgânica, que não utiliza defensivos agrícolas nas comunidades rurais, foi mais um ponto determinante. A produção orgânica hoje, inclusive, é destinada à merenda escolar, atendendo mais de 2.600 alunos que compõem as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. Qualidade na merenda e proteção ao meio ambiente andando lado a lado.

Além de Quatro Barras, apenas outras quatro cidades no Estado receberam o selo: Maringá, Cianorte, Serranópolis e Paranaguá.


Imagens