• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras cria o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Quatro Barras

 

Publicado em: 11/12/2023 15:16

Whatsapp

 

Quatro Barras cria o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Quatro Barras

Mais um passo em direção ao futuro foi dado com a criação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Quatro Barras (COMPIR). A cerimônia para a aprovação da criação do órgão ocorreu na última quarta-feira (6), na sala de reuniões do gabinete, na sede da Prefeitura Municipal.

O encontro reuniu o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos Ieda Inês Tolardo, além dos membros do comitê que deu origem ao conselho, Édson Pereira Nunes, Cláudia Nunes e Priscila Madeira. Na ocasião especial, também estiveram presentes a vereadora Lucinéia Alves, procuradora da Mulher na Câmara Municipal, o secretário de Governo Paulo Cesar de Lima Junior (Juninho) e o advogado da Prefeitura, Dr. Cristian Tassinari. 


O principal objetivo do COMPIR é propor, no âmbito municipal, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, indígena e outros segmentos étnicos, visando combater o racismo, a discriminação racial, desconstruir preconceitos e reduzir as desigualdades raciais, incluindo aspectos econômicos, financeiros, sociais, políticos e culturais.

Para Édson Pereira Nunes, o órgão tende a ampliar a voz de todos os segmentos sociais, já que será possível por meio dele pleitear até mesmo recursos voltados às políticas públicas pertinentes. “A legitimidade do conselho aumenta as chances do município acessar recursos públicos específicos que atendam demandas específicas”, explicou. 

De acordo com a secretária Ieda Tolardo, o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial irá agir em vários sentidos, com o propósito de reduzir desigualdades e ampliar o debate sobre a pluralidade étnica do município. “Combater a desinformação e o racismo está entre as principais pautas com a criação do conselho”, relata a secretária. 

O trabalho da gestão, lembra o prefeito, tem por princípio “construir pontes que conectam as pessoas”. Tolardo referiu-se a criação da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos  - instituída no final de 2022 - como um marco divisor de águas. “Nossas intenções e ações mostram muito bem o sentido de proporcionar cada vez mais voz a toda a sociedade, respeitando a todos de forma igualitária”, atesta o chefe do Poder Executivo do município.


Imagens